Proposição de Métricas para Avaliação da Competitividade em Redes de Negócio: uma Aplicação no Setor Siderúrgico Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465912870Abstract
Redes de Negócios (RN) são sistemas formados por empresas que interagem entre si de forma específica, e o resultado dessas interações é uma notável capacidade de competir. Diante disso, o objeto de estudo desta pesquisa é a análise da competitividade em RN, e o objetivo consiste em desenvolver métricas para análise da competitividade em RN. Esta é uma pesquisa de caráter descritivo e qualitativo e que utiliza fontes primárias (questionários e entrevistas semiestruturadas) e secundárias de informação (artigos e outras publicações na área). A partir do modelo de análise da competitividade proposto por Zaccarelli et al. (2008), realizaram-se procedimentos de análise da viabilidade de aplicação das métricas originais, bem como o desenvolvimento de novas métricas quando necessário. A avaliação das métricas foi possível após a análise empírica, que consistiu na aplicação do modelo em duas RN de siderurgia, a RN da ArcelorMittal e a RN da Votorantim Siderurgia. Constatou-se que, dentre os dez fundamentos do modelo de Zaccarelli et al. (2008), seis possuíam métricas inviáveis, motivo pelo qual novas métricas foram desenvolvidas e testadas. A principal contribuição deste estudo foi, assim, o aperfeiçoamento do modelo, o que possibilitará avanços nas análises de competitividade de redes de negócios.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Until 2023, copyright was transferred by the authors to ReA/UFSM. As of 2024, the authors of articles published by the journal retain the copyright to their work. ReA/UFSM operates under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which permits unrestricted reuse and distribution of articles, provided the original work is properly cited.

