Proposição de Métricas para Avaliação da Competitividade em Redes de Negócio: uma Aplicação no Setor Siderúrgico Brasileiro

Autores/as

  • Felipe Augusto Messias Rodrigues Universidade de São Paulo
  • João Maurício Gama Boaventura Universidade de São Paulo
  • Cristina Espineira Costa Pereira Universidade de São Paulo
  • Paulo Cassanego Júnior Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465912870

Resumen

Redes de Negócios (RN) são sistemas formados por empresas que interagem entre si de forma específica, e o resultado dessas interações é uma notável capacidade de competir. Diante disso, o objeto de estudo desta pesquisa é a análise da competitividade em RN, e o objetivo consiste em desenvolver métricas para análise da competitividade em RN. Esta é uma pesquisa de caráter descritivo e qualitativo e que utiliza fontes primárias (questionários e entrevistas semiestruturadas) e secundárias de informação (artigos e outras publicações na área). A partir do modelo de análise da competitividade proposto por Zaccarelli et al. (2008), realizaram-se procedimentos de análise da viabilidade de aplicação das métricas originais, bem como o desenvolvimento de novas métricas quando necessário. A avaliação das métricas foi possível após a análise empírica, que consistiu na aplicação do modelo em duas RN de siderurgia, a RN da ArcelorMittal e a RN da Votorantim Siderurgia. Constatou-se que, dentre os dez fundamentos do modelo de Zaccarelli et al. (2008), seis possuíam métricas inviáveis, motivo pelo qual novas métricas foram desenvolvidas e testadas. A principal contribuição deste estudo foi, assim, o aperfeiçoamento do modelo, o que possibilitará avanços nas análises de competitividade de redes de negócios.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe Augusto Messias Rodrigues, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade na Universidade de São Paulo – FEA/USP. Atualmente é coordenador do Centro de Reparos de Baixa Tensao na ABB.

João Maurício Gama Boaventura, Universidade de São Paulo

Graduado em Administração e em Ciências Contábeis pela FEA-USP. Mestre e Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutor em Administração na EAESP-FGV e Livre-Docente pela FEA-USP. Atualmente é Professor da FEA-USP dentre outras IES.

Cristina Espineira Costa Pereira, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente é doutoranda em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP.

Paulo Cassanego Júnior, Universidade de São Paulo

Graduado em Administração pelo Centro Universitário Franciscano - Unifra; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP. Atualmente é professor da UNIPAMPA.

Publicado

2014-12-14

Cómo citar

Rodrigues, F. A. M., Boaventura, J. M. G., Pereira, C. E. C., & Cassanego Júnior, P. (2014). Proposição de Métricas para Avaliação da Competitividade em Redes de Negócio: uma Aplicação no Setor Siderúrgico Brasileiro. Revista De Administração Da UFSM, 7(4), 532–548. https://doi.org/10.5902/1983465912870

Número

Sección

Articles