Proposição de Métricas para Avaliação da Competitividade em Redes de Negócio: uma Aplicação no Setor Siderúrgico Brasileiro

Autores

  • Felipe Augusto Messias Rodrigues Universidade de São Paulo
  • João Maurício Gama Boaventura Universidade de São Paulo
  • Cristina Espineira Costa Pereira Universidade de São Paulo
  • Paulo Cassanego Júnior Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465912870

Resumo

Redes de Negócios (RN) são sistemas formados por empresas que interagem entre si de forma específica, e o resultado dessas interações é uma notável capacidade de competir. Diante disso, o objeto de estudo desta pesquisa é a análise da competitividade em RN, e o objetivo consiste em desenvolver métricas para análise da competitividade em RN. Esta é uma pesquisa de caráter descritivo e qualitativo e que utiliza fontes primárias (questionários e entrevistas semiestruturadas) e secundárias de informação (artigos e outras publicações na área). A partir do modelo de análise da competitividade proposto por Zaccarelli et al. (2008), realizaram-se procedimentos de análise da viabilidade de aplicação das métricas originais, bem como o desenvolvimento de novas métricas quando necessário. A avaliação das métricas foi possível após a análise empírica, que consistiu na aplicação do modelo em duas RN de siderurgia, a RN da ArcelorMittal e a RN da Votorantim Siderurgia. Constatou-se que, dentre os dez fundamentos do modelo de Zaccarelli et al. (2008), seis possuíam métricas inviáveis, motivo pelo qual novas métricas foram desenvolvidas e testadas. A principal contribuição deste estudo foi, assim, o aperfeiçoamento do modelo, o que possibilitará avanços nas análises de competitividade de redes de negócios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Augusto Messias Rodrigues, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade na Universidade de São Paulo – FEA/USP. Atualmente é coordenador do Centro de Reparos de Baixa Tensao na ABB.

João Maurício Gama Boaventura, Universidade de São Paulo

Graduado em Administração e em Ciências Contábeis pela FEA-USP. Mestre e Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutor em Administração na EAESP-FGV e Livre-Docente pela FEA-USP. Atualmente é Professor da FEA-USP dentre outras IES.

Cristina Espineira Costa Pereira, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente é doutoranda em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP.

Paulo Cassanego Júnior, Universidade de São Paulo

Graduado em Administração pelo Centro Universitário Franciscano - Unifra; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP. Atualmente é professor da UNIPAMPA.

Downloads

Publicado

2014-12-14

Como Citar

Rodrigues, F. A. M., Boaventura, J. M. G., Pereira, C. E. C., & Cassanego Júnior, P. (2014). Proposição de Métricas para Avaliação da Competitividade em Redes de Negócio: uma Aplicação no Setor Siderúrgico Brasileiro. Revista De Administração Da UFSM, 7(4), 532–548. https://doi.org/10.5902/1983465912870

Edição

Seção

Artigos