O cooperativismo como estratégia de inserção dos assentados da reforma agrária nos mercados dinâmicos: o caso da COPERTERRA
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465912547Schlagworte:
Agrarian reform, milk, dynamic markets, institucional markets, cooperativeAbstract
O presente estudo se propõs a analisar o papel da organização social, por meio de uma cooperativa, na inserção dos assentados da reforma agrária do município de Tupanciretã - RS nos mercados dinâmicos da cadeia produtiva do leite. Para isto, realizou-se um estudo na Cooperativa Regional da Reforma Agrária Mãe Terra - COPERTERRA. Como principais resultados, verificou-se que a Coperterra está inserida nos mercados dinâmicos e tem demonstrado que a atividade leiteira se adéqua à realidade da pequena agricultura já que propicia uma renda mensal e que os riscos com a sazonalidade da produção podem ser amenizados com planejamento e organização da alimentação dos animais. Além disso, esta atividade possibilita que os agricultores tenham tempo para se dedicar à produção de outros alimentos, o que garante a diversificação da propriedade. Salienta-se que 10% do leite produzido é industrializado e comercializado nos mercados institucionais.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Until 2023, copyright was transferred by the authors to ReA/UFSM. As of 2024, the authors of articles published by the journal retain the copyright to their work. ReA/UFSM operates under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which permits unrestricted reuse and distribution of articles, provided the original work is properly cited.

