A influência do comprometimento, do entrincheiramento e do suporte à transferência de treinamento sobre o impacto do treinamento no trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465913316Abstract
Este artigo objetiva identificar a influência do comprometimento e do entrincheiramento organizacionais, bem como do suporte à transferência de treinamento sobre o impacto do treinamento no trabalho. Para isso, foi utilizada uma amostra composta de 392 servidores de uma Instituição Pública de Ensino Superior que respondeu a um questionário elaborado a partir de modelos de autoavaliação previamente validados. Após analisar quantitativamente os dados, os resultados encontrados evidenciaram correlações positivas entre o comprometimento afetivo, o impacto do treinamento e o suporte à transferência no trabalho; e correlações negativas entre o impacto do treinamento no trabalho e as dimensões de entrincheiramento (limitações de alternativas e arranjos burocráticos). Concluiu-se, assim, que a natureza do vínculo do indivíduo com a organização afeta diferentemente a transferência das aprendizagens obtidas nos treinamentos, o que pode subsidiar estratégias para o fortalecimento do impacto do treinamento no trabalho.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Until 2023, copyright was transferred by the authors to ReA/UFSM. As of 2024, the authors of articles published by the journal retain the copyright to their work. ReA/UFSM operates under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which permits unrestricted reuse and distribution of articles, provided the original work is properly cited.

