A monitoria na aprendizagem da língua inglesa no ensino médio: uma pesquisa quantitativa com alunos do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Autores

Palavras-chave:

Monitoria, Ensino de Língua Inglesa, Ensino Médio, Pesquisa Quantitativa

Resumo

O Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) é uma instituição de ensino para diversos níveis, incluindo o Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico. O projeto de ensino “O desenvolvimento de habilidades comunicativas em Língua Inglesa – Projeto de Conversação”(UFSM, 2023) objetiva contribuir com as quatro habilidades comunicativas dos alunos “através de uma formação plural e cidadã”.  O projeto oferece bolsas de monitoria em Língua Inglesa, a qual tem como maior objetivo colaborar com o apoio de estudo e retirada de dúvidas dos alunos. De acordo com Lemos (2023), a prática da monitoria ajuda estudantes que hesitam buscar docentes, prevenindo a evasão e reprovação. Permite assim mesmo uma assistência individualizada, sendo possível atender às diferentes e específicas necessidades de cada aluno, colaborando com o processo de cada indivíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Tonelotto Lorenzoni, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Letras - Lic. - Inglês, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participou de diversos projetos de extensão, ensino e pesquisa. Participou da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) nos anos de 2019, 2020, 2021, 2023 e 2024, apresentando pesquisas referentes a área de Letras / Linguística. Possui experiência no ensino de Língua Inglesa para crianças, adolescentes e adultos. Possui interesse em internacionalização, língua inglesa para o meio acadêmico, ensino da língua inglesa para crianças, ensino de línguas através das tecnologias, ensino de língua inglesa através da literatura e teoria literária.

Milene Vania Kloss, Universidade Federal de Santa Maria

Professora da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM - UFSM). Leciona Língua Inglesa, Literaturas Brasileira e Inglesa. Possui graduação em Letras, Português-Inglês (1999), e Mestrado em Literatura Comparada (2003), ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. Cursou pós-graduação em Educacão de Adultos na Perspectiva da Educação Popular (2007), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como coordenadora do e-Tec sem Fronteiras - Inglês - pelo EAD/CTISM. Atualmente coordena o Laboratório de Linguagens do CTISM. Seus principais interesses de pesquisa são nas áreas de linguísticas, ensino, aquisição de língua adicional, bilinguismo e multilinguismo, literatura brasileira e literatura comparada, sociedade, engajamento e memória.

Referências

Kloss, M. V. (2023–2026). O desenvolvimento de habilidades comunicativas em Língua Inglesa - Projeto de Conversação (Projeto nº 060166). Universidade Federal de Santa Maria.

Lemos, R. B. de C., & Sanavria, C. Z. (2023). A monitoria nos institutos federais: concepções de estudantes e docentes do ensino médio integrado. Revista Diálogo Educacional, 23(77), 828–843.

Downloads

Publicado

2025-11-19

Como Citar

Lorenzoni, C. T., & Kloss, M. V. (2025). A monitoria na aprendizagem da língua inglesa no ensino médio: uma pesquisa quantitativa com alunos do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. Notas De Pesquisa, 3, e90752. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/90752

Edição

Seção

Pôster

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)