Livros iluminados digitais: autógrafo e reprodução em The William Blake Archive
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148523544Palavras-chave:
Arquivo digital, Impressão iluminada, Remediação, Codificação digital, Interface gráfica, Texto e imagemResumo
Ao longo dos últimos 20 anos, The William Blake Archive desenvolveu uma complexa representação da produção autógrafa de William Blake. Esta simulação digital do arquivo autoral alterou significativamente a experiência de leitura da impressão iluminada, designadamente através da restituição fac-similada da textualidade visual do original, e da recriação da singularidade autográfica das variações de cada cópia. A análise da remediação de formas e processos tipográficos e manuais, The William Blake Archive permite identificar um conjunto de estratégias, de modelações e modularizações da obra necessárias ao seu processamento digital. Através da análise da codificação de texto e imagem, por um lado, e da interface do arquivo, por outro, mostrarei as implicações materiais e críticas desta reconstrução digital dos livros iluminados.
Downloads
Referências
APOLLON, Daniel; BÉLISLE, Claire; RÉGNIER, Philippe. Digital Critical Editions: Exploring the Interweaving of Traditional and Digital Textual Scholarship. Chicago: University of Illinois Press, 2014.
AUTODESCRIÇÃO. William Blake Archive. Web. Disponível em:<http://www.blakearchive.org/blake/public/about/glance/index.html>. Acesso em: 07.dez.2015.
BECKETT, Samuel. Digital Manuscript Project. 2011. Web. Disponível em: <http://www.beckettarchive.org/>. Acesso em: 07.dez.2015.
BECKETT, Samuel. Woolf Online. 2013. Web. Disponível em: <http://www.woolfonline.com>. Acesso em: 07.dez.2015.
BECKETT, Samuel. The Shelley-Godwin Archive. 2013. Web. Disponível em:
<http://shelleygodwinarchive.org/>. Acesso em: 07.dez.2015.
BECKETT Samuel. Arquivo LdoD. 2016. Web. Disponível em: <http://ldod.uc.pt>. Acesso em: 07.dez.2015.
BLAKE, William. The Marriage of Heaven and Hell. William Blake Archive. Web. (object 14, lines 15-16) Disponível em: <http://www.blakearchive.org/blake/public/about/glance/index.html>. Acesso em: 07.dez.2015.
CAUGHIE, Pamela L., HAYWARD, Nick; HUSSEY, Mark, SHILLINGSBURG, Peter; THIRUVATHUKAL, George K. (eds.). Woolf Online. Web, 2011-2016. Disponível em: <http://www.woolfonline.com>. Acesso em: 07.dez.2015.
EAVES, Morris; ESSIK, Robert; VISCOMI, Joseph (eds.). (1996-2016). The William Blake Archive. Institute for Advanced Technology in the Humanities, University of Virginia (1996-2006)/ University of North Carolina at Chapel Hill and University of Rochester (2007-2016). Web. Disponível em: <http://www.blakearchive.org/>. Acesso em: 07.dez.2015.
William Blake Archive. Web. Disponível em: <http://www.blakearchive. org/blake/public/about/glance/index.html>. Acesso em: 07.dez.2015.
FOLSOM, Ed,; KENNETH M. Price (eds.) (1995-2016). The Walt Whitman Archive. Institute for Advanced Technology in the Humanities (1995-2007) / Center for Digital Research in the Humanities at the University of Nebraska–Lincoln (2007-2016). Web. Disponível em: <http://www.whitmanarchive.org/>. Acesso em: 07.dez.2015.
FRAISTAT, Neil; DENLINGER, Elizabeth C.; (eds.) The Shelley-Godwin Archive. Maryland Institute for Technology in the Humanities. Web, 2013-2016. Disponível em: <http://shelleygodwinarchive.org/>. Acesso em: 07.dez.2015.
KIRSCHENBAUM, Matthew. “The textual Condition: Digital Humanities, BornDigital Archives, and the Future Literary”. Digital Humanities Quarterly, 7.1. Web, 2013. Disponível em: < http://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/7/1/000151/000151.html>. Acesso em: 07.dez.2015.
LOURENÇO, Isabel (2009). The William Blake Archive: Da Gravura Iluminada à Edição Electrónica. C o imbr a:
U n i v e r s i d a d e d e C o i m b r a [ t e s e d e d o u t o r a m e n t o ] . U R I . Disponível em: <http://hdl.handle.net/10316/12069>. A c e sso e m: 07.dez.2015.
MCGANN, Jerome. “The Rationale of Hypertext”. In Text, Vol. 9,p. 11-32, 1996.
“The Rationale of HyperText”. In: SUTHERLAND, Kathryn. (Org.). Electronic Text: Investigations in the Method and Theory of Computerized Textuality. Oxford, University Press, 1997, p. 19-46.
“The Rationale of HyperText”. In: MCGANN, Jeronime. Radiant Textuality: Literature after the World Wide Web. New York: Palgrave/St. Martin’s, 2001.
““The Rationale of HyperText”. In: MCGANN, Jeronime. From Text to Work: Digital Tools and the Emergence of the Social Text”. In: Text, 16, p. 49-62, 2006.
_____, (ed.). Rossetti Archive. Institute for Advanced Technology in the Humanities, University of Virginia. Web, 1993-2008. Disponível em: <http://www.rossettiarchive.org/>. Acesso em: 07.dez.2015.
_____. Dickinson Electronic Archives. 1994-2007; DEA2, 2009-2016. Web. Disponível em:<http://www.emilydickinson.org/>. Acesso em: 07.dez.2015.
_____. The Walt Whitman Archive. 1995-2016. Web. Disponível em: <http://www.whitmanarchive.org/>. Acesso em: 07.dez.2015.
_____. The William Blake Archive. 1996-2016. Web. Disponível em: <http://www.blakearchive.org/>. Acesso em: 07.dez.2015.
MCKENZIE, D.F. Bibliography and the Sociology of Texts. The British Library, 1986.
MCKENZIE, D.F. Bibliography and the Sociology of Texts. 2.ed. Cambridge University Press, 1999.
MCKENZIE, D.F. Making Meaning: “Printers of the Mind” and Other Essays. University of Massachusetts Press, 2002.
PIERAZZO, Elena. Digital Scholarly Editing: Theories, Models and Methods. London: Ashgate, 2015.
ROBINSON, Peter. “Towards a Theory of Digital Editions”. Variants, 10, p. 105-131, 2013.
SHILLINGSBURG, Peter L.. From Gutenberg to Google: Electronic Representations of Literary Texts. Cambridge, Cambridge University Press, 2006.
SHILLINGSBURG, Peter L.. “How Literary Works Exist: Convenient Scholarly Editions”. Digital Humanities Quarterly, vol. 3.3. Web, 2009. Disponível em: <http://digitalhumanities.org/dhq/vol/3/3/000054/000054.html>. Acesso em: 07.dez.2015.
SMITH, Martha Nell; VETTER Lara, HART, Ellen Louise; WERNER, Marta; (eds.). (1994-2016). Dickinson Electronic Archives. Institute for Advanced Technology in the Humanities, University of Virginia (1996-2012).
Dickinson Electronic Archives 2, University of Maryland (2012-2016). Web. Disponível em <http://www.emilydickinson.org/>. Acesso em: 07.dez.2015.
VAN HULLE, Dirk; MARK, Nixon; (eds.). Samuel Beckett Digital Manuscript Project. Centre for Manuscript Genetics (University of Antwerp), The Beckett International Foundation (University of Reading), Harry Ransom Humanities Research Center (Austin, Texas) and the Estate of Samuel Beckett. Web, 2011-2016. Disponível em: <http://www.beckettarchive.org/>. Acesso em: 07.dez.2015.
VISCOMI, Joseph. Blake and the Idea of the Book. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1993.