ACERTOS GRADIENTES NOS CHAMADOS ERROS DE PRONÚNCIA

Autores

  • Luciana Lessa Rodrigues
  • Maria Cláudia Freitas
  • Eleonora Cavalcante Albano
  • Larissa Cristina Berti

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148511968

Resumo

A proposta deste artigo é discutir o papel dos acertos gradientes no processo de estabelecimento de contrastes fônicos em crianças com os chamados “erros” de pronúncia, falantes do Português Brasileiro. As investigações pautaram-se principalmente pela análise acústica, à luz da Fonologia Acústico-Articulatória. os resultados compreendem um estudo transversal – com foco nas fricativas coronais desvozeadas – e dois estudos longitudinais – um com foco nos róticos e outro com foco nas obstruintes coronais desvozeadas. Ante a constatação de que os acertos gradientes permeiam a aquisição de contrastes fônicos muito mais do que se costuma imaginar, as implicações clínicas desses achados são debatidas.

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Publicado

2008-12-01

Como Citar

Rodrigues, L. L., Freitas, M. C., Albano, E. C., & Berti, L. C. (2008). ACERTOS GRADIENTES NOS CHAMADOS ERROS DE PRONÚNCIA. Letras, (36), 85–112. https://doi.org/10.5902/2176148511968