Produção Editorial e a exposição “Comunicação em História”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148511730

Palavras-chave:

Letras, Comunicação, Exposição, Memória

Resumo

Este artigo aborda as ações realizadas para a exposição “Comunicação emHistória”, caracterizada por desenvolver conceitos ligados à evolução dos meiosde comunicação e a formas de edição. Realizada pelo Departamento de Ciências daComunicação da UFSM, foi coordenada pelo curso de Comunicação Social – ProduçãoEditorial e situada na Casa da Cultura do Município de Santa Maria durante a Feira doLivro, de 28/04 a 13/05/2012. A proposta surgiu no âmbito da disciplina de História daComunicação, em decorrência de pesquisa histórica, de consulta a acervos e de parcerias.Desenvolveu-se como projeto de extensão, contabilizando, no processo de produção, 67alunos, que atuaram nos três ambientes de exposição. O referencial teórico para a reflexãocontou com abordagem interdisciplinar proveniente de Letras, História e Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília de Araujo Barcellos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutora em Letras/ Estudos de Literatura na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Estágio de Pesquisa no Exterior na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS (2004). Mestre em Letras/ Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Formada em Educação - Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - (PUCRS). Membro do Núcleo de Produção Editorial da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Intercom, e integrande do Grupo de pesquisa Livros e outras mídias, USP.

Referências

BORGES, Jorge Luis. Le jardin aux sentiers qui se bifurquent. Paris: Galimard, 1983.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1982.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Ed. da Unesp, 1999.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros. Brasília: Ed. da UnB, 1994.

DARNTON, Robert. A questão dos livros: passado, presente e futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FREITAS, Lima de; MORIN, Edgar; NICOLESCU, Basarab. Carta da transdisciplinaridade. In: Primeiro Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, Convento da Arrábida, Portugal, 1994. Disponível em: <http://basarab.nicolescu.perso.sfr.fr/ciret/po/chartepor.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2012.

GIOVANNINI, Giovani. Evolução na comunicação: do sílex ao silício. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

GONTIJO, Silvana. O livro de ouro da comunicação. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.

HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua história. São Paulo: T. A. Queiroz/USP, 1985.

L’INSTITUT MÉMOIRES DE L’ÉDITION CONTEMPORAINE. IMEC. Disponível em: <http://www.imec-archives.com/activites_editions.php>. Acesso em: 13 jan. 2013.

LIVRO DE VISITAS. Exposição "Comunicação em História". Feira do Livro de Santa Maria, Santa Maria, 2012.

MELO NETO, João Cabral de. Museu de tudo e depois. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

MORIN, Edgar. Educação na era planetária. In: Segundo ciclo do Fórum Universo do Conhecimento: Planeta Terra: um olhar transdisciplinar. São Paulo: Universidade de São Marcos, 2005. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=kzHjJd3cJCg>. Acesso em: 20 jun. 2012.

PERUZZOLO, Adair Caetano. A comunicação como encontro. Bauru: Edusc, 2006.

PESAVENTO, Sandra. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 27, n. 53, jan./jun. 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102--01882007000100002&script=sci_arttext>. Acesso em: 19 dez. 2012.

PESAVENTO, Sandra. Sensibilidades no tempo, tempo das sensibilidades. Nuevo Mundo Mundos Nuevos, Colóquios, 4 feb. 2005. Disponível em: <http://nuevomundo.revues.org/229; DOI :10.4000/nuevomundo.229>. Acesso em: 28 dez. 2012.

VIEIRA, Sofia Lerche. Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

ZANCHETTA, Sônia. Organização de feiras de livros. Porto Alegre: CRL, 2010.

Downloads

Publicado

2013-06-23

Como Citar

Barcellos, M. de A. (2013). Produção Editorial e a exposição “Comunicação em História”. Letras, (46), 153–171. https://doi.org/10.5902/2176148511730