Muda Brasil começa no esporte escolar

SEED MEC

Resumo


No Brasil, sabemos o quanto são necessárias as mudanças. No esporte e na Educação Fisica, mudar significa romper com mais de quarenta e cinco anos de superestrutura desportiva. Mudar, então, começa pela retomada do esporte de base, esporte iniciação, esporte formação.

0 esporte escolar, subjugado e mesmo parasitado pelo esporte de alto rendimento, tornou-se inexistente enquanto educativo e de formação. 0 indicador máximo de tal fenomeno são os JEB's que se transformaram em mais um evento do esporte de alta competição, no qual o alto rendimento é o objetivo principal.

Entretanto, os JEB's deveriam se caracterizar como o ponto má­ximo do esporte enquanto atividade escolar, formativa, em que o al­to rendimento é acessório e absolutamente casual, sub-produto.

É de pasmar, contudo, que diretores de colégios e professores de Educação Fisica, por razões de interesses menores, hoje se encon trem afastados da luta pelo esporte escolar enquanto formação e mui tas vezes até resistindo a esta idéia. São tantos anos de ênfase no alto rendimento que acabaram intoxicados pela medalha, pela es­trela, pelo primeiro lugar. 0 esporte escolar, então, continua sendo esporte de alto nível, de minorias, de talentos, dos primei­ros lugares.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/231654648605



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br


 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.