REFLEXÕES E ANÁLISE CRÍTICA SOBRE AS PROPOSTAS DE PERFIL IDEAL E REAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FlSICA
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648580Resumo
Esta pesquisa é continuidade de um estudo realizado por oca- siao do curso de Mestrado, concluído em 1984, (MUNARO, 1984). Na oPORTUNIDADE CARACTERIZOU-SE O PERFIL IDEAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇAO Física com o propósito de, em estudos posteriores, comparar com o perFIL REAL, OBJETIVANDO VERIFICAR AS DIVERGENCI AS EXISTENTES ENTRE OS MESMOS. Ao DEFINIRMOS O PERFIL IDEAL TIVEMOS COMO OBJET IVO DETERMINAR AS CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR DE EDUCAÇAO FÍSICA QUE SAO NECES SÁRIAS PARA UM DESEMPENHO PROFISSIONAL ADEQUADO. PARA ALCANÇAR ESTE OBJETIVO, UTILIZAMOS O MÉTODO DELPHI QUE CONSTITUI NA APLICAÇAO DE 3 QUESTIONÁRIOS COM OPROPÓSITO DE OBTER UM CONSENSO NAS OPINIOES DOS PROFESSORES QUANTO AS CARACTERÍSTICAS NECESSARIAS AOS PROFESSORES.
Para caracterizar o perfil real reaplicamos o instrumento aos profesSORES, COMPARAMOS OS RESULTADOS DOS DOIS LEVANTAMENTOS E _DETECTAMOS UMA DICOTOMIA EM VÁRIOS INDICADORES DO PERFIL IDEAL QUE NAO SAO ATEN DIDOS PELO ATUAL CURRÍCULO, As PRINCIPAIS DIVERGENCI AS PODEM_SER SIN TETIZADAS EM: DEFICIENCIAS NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, NA COMPETENCIA PO LÍTICA, NA CONSOLIDAÇAO DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E NA PRODUÇÃO DE PESQUISAS, ENTRE OUTRAS.
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