JUSTIFICAÇÃO E PERSPECTIVAS ANTROPOCÊNTRICAS DA EDUCAÇÃO FlSICA E DO DESPORTO
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648545Resumo
A educação existe porque existe o homem em (e na) sociedade. Dai resulta que ela (tal como a sociedade) existe para o homem - acepção simples, mas de maxima relevância e de dificil concretização.
As
* fuurações e tarefas dos
* diferentes conteúdos e formas da educação do homem prendem-se com a
* diversidade histórica do papel do homem na sociedade, das necessidades que desta brotam e o envolvem em todas as dimensões da sua existência - inclusive as aparentemente mais apo£ tadas na neutralidade face ao social, isto é, a esfera dita na tural da vida.
A mutabilidade surge como uma das caracteristicas da relação que liga aqueles tres elementos essenciais da educação. Relação dialéctica na qual a predominância é pertença do homem, do seu papel e das suas necessidades. Alterações deste elemento implicam mudanças nos outros dois.
A educação e pois perpassada por um detemmimisnnno antropocentri- co. Emana do homem (em sociedade) e destina-se ao homem - um homem histórica e socialmente mutável e concreto.
Naturalmente que a Educação Fisica e o Desporto - como meio, parcelas, factores, formas, componentes, como subsistemas ousubprocessos sos ou sistema da educação - adquirem significado e justificação a luz
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