0 ESPORTE COMO FENÔMENO SOCIAL E A ANÁLISE CRITICA DO ESPORTE

Autores

  • Reiner Hildebrandt

DOI:

https://doi.org/10.5902/231654648537

Resumo

Falar sobre o esporte como fenômeno social e fazer uma análise social critica do esporte parece, num primeiro momento, um tema mais adequado para um sociólogo. Eu, porém, sou um pedagogo do esporte. Por outro lado, é perfeitamente possível uma abordagem deste tema porque o esporte é ensinado nas instituições educativas (através das aulas de Educação Física).

0 conceito de esporte como assunto principal do ensino, frequen­temente qualificado como conteúdo das aulas de Educação Física, de­termina precisamente, de forma indiscutível, o transcorrer dessas aulas. É, justamente, a utilização do esporte nas aulas de Educação Fisica (sem qualquer exercício de reflexão) que eu gostaria de ques­tionar agora. E fazê-lo dentro de uma visão pedagógica do esporte.

Dentro de uma determinada concepção de esporte, seja na confec­ção de planos ou na própria realização de atos de movimento em pro­cessos de ensino-aprendizagem, quando não se quer seguir cegamente uma ideologia, temos que primeiramente descobrir e analisar as deci­sões prévias inerentes a este conceito. Este exercício determina a realidade do movimento, e quais as conseqüências que isso poderá acarretar,jara as experiências motoras e sociais dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-04-2013

Como Citar

Hildebrandt, R. (2013). 0 ESPORTE COMO FENÔMENO SOCIAL E A ANÁLISE CRITICA DO ESPORTE. Kinesis, 4(1). https://doi.org/10.5902/231654648537

Edição

Seção

Ensaios