DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DO IDOSO EM SANTA MARIA (RS) E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PELO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO (CEFD) DA UFSM.
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648525Resumo
ESTE ESTUDO VISOU DIAGNOSTICAR A SITUAÇÃO DOS IDOSOS NA CIDADE DE SANTA MARIA (RS) E VERIFICAR A NÍVEL DE CURRÍCULO DO CEFD DA UFSM, SE O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA POSSUI DISCIPLINAS QUE PREPAREM OS EGRESSOS, NO SENTIDO DE INSTRUMENTALIZÁ-LOS PARA ATUAREM COM A TERCEIRA IDADE. PARTICIPARAM DO ESTUDO 200 IDOSOS, DOS QUAIS, 40 ERAM ASILADOS, 60 PARTICIPAVAM DE GRUPOS DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS E 100 ERAM IDOSOS QUE VIVEM COM SUAS FAMÍLIAS MAS NÃO PARTICIPAM DE OUTROS GRUPOS. OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS FORAM: UM TESTE, PARA DIAGNOSTICAR A SITUAÇÃO DO IDOSO EM SANTA MARIA (RS) E UMA FICHA DO CURRÍCULO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CEFD DA UFSM. 0 PRIMEIRO INSTRUMENTO FOI UM QUESTIONÁRIO COM 56 QUESTÕES REFERENTES A 16 ASPECTOS DA VIDA DOS IDOSOS, A SABER: IDENTIFICAÇÃO, SAÚDE, FAMÍLIA, ECONÔMICO, ALIMENTAÇÃO, HABILITAÇÃO, TRABALHO, LAZER, RELACIONAMENTO SOCIAL, INSTRUÇÃO, PREVIDÊNCIA SOCIAL, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E TRABALHISTA, TRANSMISSÃO CULTURAL, RELACIONAMENTO COM OS MAIS JOVENS, RELACIONAMENTO SEXUAL E RELIGIÃO. PARA ANÁL_I_ SE DOS RESULTADOS FOI UTILIZADO A ESTATÍSTICA DESCRITIVA, E, VERIFICOU-SE QUE A SITUAÇÃO DOS IDOSOS DE SANTA MARIA, (RS) DE UMA MANEIRA GERAL, DEIXA MUITO A DESEJAR EM CERTOS ASPECTOS. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A SITUAÇÃO ESTÃ CRÍTICA NO QUE SE REFERE A SITUAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRO E 0 NÍVEL DE INSTRUÇÃO DOS IDOSOS QUE FIZERAM PARTE DA INVESTIGAÇÃO, TORNA CADÍ VEZ MAIS DIFÍCIL A POSSIBILIDADE DO VELHO SER UM ELEMENTO PARTICIPATIVO E FELIZ. QUANTO À ANÁLISE DAS DISCIPLINAS QUE FORMAM O CURRÍCULO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CEFD DA UFSM, CONSTATOU-SE NADA EXISTIR DE CONTEÚDOS QUE PROPORCIONEM AO ALUNO DO CURSO, CONHECIMENTOS SOBRE A TERCEIRA IDADE, QUE LHE OFEREÇA SUBSÍDIOS PARA O ATENDIMENTO AO IDOSO.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.