CONSTRUÇÃO DE UM' TESTE DE COORDENAÇÃO RÍTMICA

Luiz Carlos PRESTES

Resumo


: 0 OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI A CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM TESTE DE COORDENAÇÃO RÍTMICA, COMPOSTO DE 8 ARCOS, ONDE SE EXECU­TAM CINCO SEQUÊNCIAS DE EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO, ACOMPANHADOS DE SEQÜÊNCIAS RÍTMICAS ESCALONADAS EM GRAUS DE DIFICULDADES ASCENDEN­TES. PARTICIPARAM DA AMOSTRA UMA POPULAÇÃO DE 98 SUJEITOS, COMPOS­TA POR UNIVERSITÁRIOS, ATLETAS DE GINÁSTICA RÍTMICA DESPORTIVA E BAILARINOS DE FOLCLORE, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 14 E 28 ANOS, DOS QUAIS 33 DO SEXO MASCULINO E 65 DO SEXO FEMININO. PARA TAL PROPÓ­SITO, NECESSITOU-SE DE CÁLCULOS ESTATÍSTICOS APROPRIADOS PARA A CONSTATAÇÃO DA FIDEDIGNIDADE , OBJETIVIDADE E VALIDADE DO TESTE. PARA A VERIFICAÇÃO DO GRAU DE FIDEDIGNI DADE , UTILIZOU-SE O PROCES­SO DE COMPARAÇÃO ENTRE OS RESULTADOS DO TESTE E RETESTE EM 27 IN­DIVÍDUOS DOS GRUPOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DE GRADUAÇÃO, TENDO-SE OBTIDO UM ALTO ÍNDICE DE FI DE DIGN IDADE CR= 0.959). A SEGUIR, COM 0 PROPÓSITO DE SE VERIFICAR A OBJETIVIDADE DO TESTE, PARTICIPARAM 35 SUJEITOS DOS GRUPOS DE GINÁSTICA RÍTMICA DESPORTIVA E DE GRADUA­ÇÃO. 0 PROCESSO UTILIZADO NESTE ITEM FOI 0 DE ANÁLISE DE VARIÂNCIA (ANOVA) ENTRE OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO SIMULT­NEA DE 3 AVALIADORES ESPECIALISTAS NA ÁREA DO RITMO E DA DANÇA, ONDE, NÃO SE CONSTATOU DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS. NO ESTUDO DA VA­LIDADE , OS SUJEITOS FORAM EM NÚMEROS DE 36, TODOS PERTENCENTES AO GRUPO FOLCLÓRICO, COM 3 ESPECIALISTAS ATRIBUINDO NOTAS A ESSES COMPONENTES, SEM QUE HOUVESSE UMA PREPARAÇÃO ESPECIAL CENSAIO). POSTERIORMENTE, A MÉDIA DESSAS NOTAS FORAM COMPARADAS COM AS NOTAS ATRIBUÍDAS AOS MESMOS ELEMENTOS NO TESTE DE COORDENAÇÃO RÍTMICA, ATINGINDO R= 0.88. SOBRE 0 PRISMA DO ENVOLVIMENTO RÍTMICO DO TESTE FICOU EVIDENCIADA GRANDE INFLUÊNCIA NOS RESULTADOS, UMA VEZ QUE OS DOIS GRUPOS COM MAIOR TREI NAB ILIDADE FORAM OS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FOLCLORE, NOS QUAIS O TESTE ATINGIU AMPLAMENTE SEU OBJETIVO: MEDIR O GRAU DE PERFORMANCE DA COORDENAÇÃO RÍTMICA.

 


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DOI: https://doi.org/10.5902/231654648512

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Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

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