ATRIBUIÇÕES CAUSAIS NO ESPORTE: UMA ABORDAGEM PARA A MOTIVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648508Resumo
ESTUDOS INDICAM QUE AS ATRIBUIÇÕES FEITAS À DERROTA OU A VITÓRIA NO ESPORTE AFETAM A MOTIVAÇÃO E SUBSEQÜENTEMENTE A PERFO- MANCE DOS ATLETAS. DESTA FORMA, 0 PROPÓSITO DESTA PESQUISA FOI INVESTIGAR AS ATRIBUIÇÕES CAUSAIS RELACIONADAS AO FRACASSO E AO SUCESSO NO ESPORTE. TENDO COMO SUPORTE TEÓRICO A "EXPERIENC E TEN- MOTIVATION", UTILIZOU-SE QUESTJONÁRI OS ESPECÍFICOS PROPOSTOS POR ROBERT, ET ALLI ( 1 986 ), PARA EQUIPES PERDEDORAS E VENCEDORAS, NOS QUAIS ESTAVAM INCLUÍDOS QUATRO ATRIBUTOS MAIS COMUMENTE MENCIONADOS NESTAS SITUAÇÕES: HABILIDADE, SORTE, DIFICULDADE DA TAREFA E ESFORÇO. FORAM SUJEITOS DESTE ESTUDO 174 ATLETAS (89 SEXO MASCULINO E 85 SEXO FEMININO) E 19 TÉCNICOS, PARTICIPANTES DAS MODALIDADES DE VOLEIBOL, BASQUETEBOL E HANDEBOL DO XIII JUGEEF (JOGOS UNIVERSITÁRIOS GAÚCHO DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA), REALIZADO EM SANTA MARIA, NO PERÍODO DE 06 A 10 DE OUTUBRO DE 1988. 0 TRATAMENTO ESTATÍSTICO UTILIZADO FOI A PROVA U DE MANN-WHITNEY (NÃO PARAMÉTRICA). OS RESULTADOS INDICARAM QUE: A)-OS TÉCNICOS NÃO DIFERIRAM ENTRE SI, MAS SUAS RESPOSTAS FORAM DIFERENTES DAS DOS ATLETAS; B)-NÃO FORAM EVIDENCIADAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS ENTRE OS SEXOS E C)-ATLETAS VENCEDORES ATRIBUÍRAM MAIOR IMPORTÂNCIA, EM GERAL, AOS QUATRO ATRIBUTOS DO QUESTIONÁRIO, QUE OS ATLETAS PERDEDORES. ESTES RESULTADOS NÃO CONFIRMAM TOTALMENTE AS INFORMAÇÕES ENCONTRADAS NA LITERATURA, 0 QUE SUGERE A NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO DE OUTROS ESTUDOS SEMELHANTES.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.