SENTIDO(S)/SIGNIFICADO(S) DO CORPO
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648131Resumo
Por entendermos que a compreensão de corpo encontra-se vinculada à estruturação e organização de cada sociedade, ou seja, ao sistema sócio, político, econômico e cultural que as constitui, é nossa intenção com este estudo, contribuir com reflexões acerca do(s) sentido(s)/significado(s) do corpo. Para desenvolvê-lo optamos por, num primeiro momento, percorrer o passado, enfatizando as diferentes compreensões de corpo que marcaram os momentos históricos até chegarmos ao contexto atual. Em continuidade, apresentamos uma reflexão sobre a forma, funções e compreensões adotadas para o corpo na atualidade, para finalmente, apontarmos alguns caminhos, que na nossa opinião poderão superar esta realidade desumanizante, vivenciada hoje pelos seres humanos. Concluindo, apontamos a necessidade de repensar o corpo enquanto corporeidade, buscando caminhos no sentido da construção coletiva de uma compreensão de corpo que tenha como objetivo superar esta realidade que o pensa como instrumento, máquina e mercadoria.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.