ALTERAÇÕES ASSOCIADAS À APTIDÃO MOTORA EM ESCOLARES SUBMETIDOS A JOGOS ESPORTIVOS TRADICIONAIS E JOGOS ESPORTIVOS MODIFICADOS

Maria Elizete POZZOBON

Resumo


RESUMO

O presente estudo teve como objetivo, verificar as possíveis alterações associadas à aptidão motora em escolares submetidos a Jogos Esportivos Tradicionais e Jogos Esportivos Modificados. A amostra constituiu-se de 52 alunos do sexo masculino, com idade entre 10,50 e 12,49 anos, pertencentes a 5a série do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professora Lourdes Angela Sarturi Lago, Chapecó - SC. Dividiu-se a amostra em grupo controle (GC = alunos que realizaram o Programa de Jogos Esportivos Tradicionais) e grupo experimental (GE = alunos que realizaram o Programa de Jogos Esportivos Modificados). Cada grupo realizou 25 aulas de Educação Física. Para verificar o nível da aptidão motora dos grupos foram utilizados antes e após o tratamento os seguintes testes: velocidade de reação da mão; flexões de braços; impulsão horizontal; sentar e alcançar; abdominal; vai-e-vem e 30 metros. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva e teste t. Através dos resultados obtidos concluiu-se que: os Jogos Esportivos Tradicionais são desenvolvidos através de um modelo que parece ser eficiente para incrementar a aptidão motora de escolares com características semelhantes a amostra do estudo, nas variáveis velocidade de reação da mão, flexões de braços, impulsão horizontal, vai-e-vem e 30 metros; os Jogos Esportivos Modificados são desenvolvidos através de um modelo que parece ser eficiente para incrementar a aptidão motora de escolares com características semelhantes a amostra do estudo, nas variáveis velocidade de reação da mão, flexões de braços, abdominal, vai-e-vem e 30 metros.


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DOI: https://doi.org/10.5902/231654648092

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Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

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