Estudo exploratório sobre prescrição, orientação e avaliação de exercícios físicos em musculação

Terra Maxilimiliano PRESTES

Resumo


Este estudo objetivou verificar o conhecimento dos profissionais de Educação Física (EF) sobre as metodologias c treinamento empregadas na prática da musculação. Para tal foram entrevistados 18 profissionais de EF que atuavai em academias de ginástica no setor de musculação na cidade de Santa Maria RS. Na entrevista foi abordado (1) c principais motivos pelos quais os clientes de academias realizavam programas de musculação; (2) as principa qualidades físicas estimuladas nos praticantes; (3) as metodologias utilizadas nos programas de musculação e (4) í principais fontes de informações utilizadas pelos profissionais que atuavam na respectiva área. Os resultadc demonstraram, segundo os profissionais entrevistados, que (1) a maioria dos praticantes de musculação procurai esta modalidade por fatores estéticos (90%), sendo “estética” compreendida pelo sexo masculino como definição aumento do volume muscular, já para o feminino como emagrecimento e tonificação muscular; (2) a principal qualidad física estimulada foi a força dinâmica para os homens e resistência muscular localizada para as mulheres; (3) a maiori dos profissionais não souberam classificar as metodologias por eles empregadas de acordo coma nomenclatui especifica da área, no entanto, ao ser confrontado as respostas coma literatura foi observado que a maioria dí metodologias direcionaram-se à carga fixa e poucas de pirâmide truncada; todos utilizaram-se do período de adaptaçã e apenas três profissionais empregaram testes como critério de dosagem de cargas; (4) as principais fontes d informação foram obtidas através de livros e cursos. Conclui-se, portanto que, a maioria dos profissionais apresentarai um conhecimento básico sobre as metodologias de treinamento empregadas na prática da musculação, havend porém dificuldades em classificar as metodologias de acordo coma nomenclatura especifica da área.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/231654648008



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br


 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.