Dançando a corporeidade da criança com Síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654647007Resumo
Este estudo constituiu-se em uma pesquisa participante, objetivando analisar a contribuição da dança na construção da corporeidade das crianças com síndrome de Down. Especialmente procurou-se desenvolver princípios metodológicos da Dança Educação voltados às crianças com a referida Síndrome; verificar como estas crianças se relacionam com seu corpo e analisam com seu corpo e analisar a interação, a nível corporal e verbal, entre os alunos nas aulas de dança. Desenvolveu-se na associação dos pais, Familiares e Amigos dos Portadores da Síndrome de Down-Bem Viver, com 3 sujeitos do sexo masculino, com as respectivas idades de 8,9 e 12anos, onde se realizou duas semanais, no período de abril a novembro de 20001. Os procedimentos usados na coleta de dados foram; observação participante, protocolo de observação, diário de campo, fotos e entrevistas semi-estruturadas, sendo analisados e interpretados através da dialética existente entre o conhecimento e a participação junto ao fenômeno investigado. Contatou-se que a vivencia proporcionada pela Dança Educação explorou os elementos da corporeidade, evidenciando que os objetivos desenvolvidos são importantes na sua construção, demonstrando o valor da Dança Educação na área de atividade motora adaptada, permitindo trabalhar o corpo como um instrumento de percepção do mundo, promovendo maiores possibilidades de interação e autoconfiança, construindo uma corporeidade baseada na libertação de um corpo, muitas vezes aprisionado pelo preconceitos e o desconhecimento, como é a situação vivida pelas crianças com Síndrome de Down.
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