Educação física nas séries iniciais do ensino fundamental na cidade de Santa Maria - RS

Luciana Sanchotene Etchepare

Resumo


o objetivo deste estudo foi verificar como está sendo trabalhada a Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental, se a proposta educacional da escola corresponde à realidade das aulas e a qualificação profissional de quem ministra as aulas. A amostra foi constituida de 27 professores que ministram aulas de Educação física nas séries iniciais e 6 coordenadores de escolas da rede Municipal, Estadual e particular de ensino de Santa Maria-RS. Foi feita uma entrevista e posteriormente uma análise quantitativa da frequência e percentagem das respostas. Foram obtidos os seguintes resultados: 88,88% dos professores possuem habilitação Magistério e/ou Pedagogia 11,11% possuem habilitação de Educação Física; os objetivos mais buscados são a integração social e afetiva com 48,14% das respostas, o desenvolvimento das habilidades motoras com 44,44% e a recreação com 40,74%. A frequência das aulas  varios entre 1 e 3 aulas semanais com duração 20 e 60 minutos. Qnato à concorrencia das respostas entre os professores e coordenadores, 48,14% dos professores não seguem os objetivos da proposta pedagogicas da escola, 29,62% seguem a proposta em parte 22,22% seguem a proposta. Quanto à frequência e duração das aulas, 40,74% dos professores seguem a proposta pedagogica em parte, 33,33% não seguem a proposta e 25,92% seguem a proposta da escola. 93,75% dos professores acha importante a atuação do profissional de Educação Física nas séries iniciais por acrediatem que é o mais qualificado para este trabalho, 6,25% acham que esta atuação deveria ser um assessoramento ao professor de classe.

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DOI: https://doi.org/10.5902/231654646869

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Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

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