HABILIDADES E PADRÕES MOTORES EM ADOLESCENTES PORTADORES DE ASMA BRÔNQUICA

Ana Cristina Fialho Benites

Resumo


Este trabalho trata da motricidade do adolescente asmático, tendo como objetivo identificar habilidades e pa­drões motores em adolescentes portadores de asma brônquica, considerando os estados clínicos leve e mode­rado e os diferentes níveis de participação em atividades físicas. A amostra foi composta por 31 sujeitos entre 11 e 14 anos, divididos em 5 grupos: três grupos com indivíduos com asma leve (participantes do Projeto para Crianças e Adolescentes Portadores de Asma Brônquica, participantes de um programa de atividades físicas regular na escola e que não participam de um programa de atividades físicas regular) e dois grupos com indivíduos com asma moderada (participantes do Projeto para Crianças e Adolescentes Portadores de Asma Brônquica e participantes de um programa de atividades físicas regular na escola). Para classificação do nível de asma utilizou-se um questionário e a espirometria que foram analisados por um pneumologista, posteriormente os sujeitos foram submetidos ao Teste de Habilidade Motora de Bruininks-Oseretsky (TBO-14) e a Matriz de Análise dos Padrões Fundamentais de Movimento (GALLAHUE,1989) para avaliar suas habilidades e padrões motores. Os resultados do TBO-14 foram analisados através dos escores estandardizados e para Matriz de Análise dos Padrões Fundamentais do Movimento utilizou-se a média dos resultados de cada padrão. Na comparação entre os grupos 1, 2 e 3 e grupos 4 e 5 utilizou-se o Teste Duncan’s. Verificou-se que, independente do grupo, asma leve ou moderada e diferentes participações em atividade física (projeto, escola), os resultados apresentaram-se uniformes: níveis baixos para as habilidades motoras e elementar para padrões motoras em cada faixa etária. Na comparação dos grupos não foi encontrada diferença significativa entre os grupos 1,2 e 3 nem entre os grupos 4 e 5.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/2316546410167



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br


 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.