Direito à educação no Brasil: o estado da arte de 1988 a 2018 – gestão educacional
DOI:
https://doi.org/10.5902/2357797574127Palavras-chave:
Direito à Educação, Gestão Educacional, Estado da ArteResumo
Para conhecer qual a reverberação do direito à educação na produção científica pós Constituição Federal de 1988, este artigo se propôs a analisar as teses e dissertações que constam no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior – CAPES, tendo como recorte temático a gestão da educação. O estudo compreendeu o Estado do Conhecimento, caracterizado como exame na perspectiva da revisão bibliográfica. Foram analisados 228 trabalhos, atendendo a todos os níveis e modalidades de ensino. A análise demonstrou um crescimento da produção de pesquisas relacionadas ao direito à educação com foco na gestão educacional, assim como dos processos de regulação. Isso influencia a produção de políticas públicas, ainda que fragilizadas pela descontinuidade e falta de institucionalidade e financiamento para a materialização do direito à educação, conforme determinação constitucional.
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