Direito à educação no Brasil: o estado da arte de 1988 a 2018 – gestão educacional

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2357797574127

Mots-clés :

Direito à Educação, Gestão Educacional, Estado da Arte

Résumé

Para conhecer qual a reverberação do direito à educação na produção científica pós Constituição Federal de 1988, este artigo se propôs a analisar as teses e dissertações que constam no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior – CAPES, tendo como recorte temático a gestão da educação. O estudo compreendeu o Estado do Conhecimento, caracterizado como exame na perspectiva da revisão bibliográfica. Foram analisados 228 trabalhos, atendendo a todos os níveis e modalidades de ensino. A análise demonstrou um crescimento da produção de pesquisas relacionadas ao direito à educação com foco na gestão educacional, assim como dos processos de regulação. Isso influencia a produção de políticas públicas, ainda que fragilizadas pela descontinuidade e falta de institucionalidade e financiamento para a materialização do direito à educação, conforme determinação constitucional.

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Bibliographies de l'auteur

Pedro Ganzeli, Universidade Estadual de Campinas

Pedro Ganzeli – Professor Livre Docente da Faculdade de Educação – Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais; Programa de Pós Graduação da FE/UNICAMP, Linha 5 Estado, Políticas Públicas e Educação; Laboratório de Gestão Educacional (LAGE).

Rayane Gasparelo, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora. Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, PR, Brasil.

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Publiée

2023-07-28

Comment citer

Ganzeli, P., & Gasparelo, R. (2023). Direito à educação no Brasil: o estado da arte de 1988 a 2018 – gestão educacional. Revista InterAção, 14(3), e74127. https://doi.org/10.5902/2357797574127