Entrevista com Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2357797593165

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari, Universidade de São Paulo

Professor Titular de Direito Internacional do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP), do qual foi Vice-Diretor (2011-2013) e Diretor (2014-2017). Graduado em Direito (1981) pela Faculdade de Direito (FD) da USP e em Administração de Empresas (1984) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), obteve os título de Mestre (1992), Doutor (1999) e Livre-Docente (2009) em Direito Internacional na FD-USP. Docente no ensino superior desde 1985, tornou-se professor da USP em 2002, por meio de concurso público do Departamento de Direito Internacional e Comparado da FD. Em 2013, transferiu-se para o IRI, em decorrência da aprovação em concurso para Professor Titular de Direito Internacional. Exerce na USP, entre outras atribuições, as funções de coordenador do Centro Ibero-americano (CIBA-USP) e da Cátedra José Bonifácio e de membro da Comissão de Direitos Humanos (CDH-USP). Com intensa atividade pública no Brasil e no exterior, exerceu mandatos parlamentares entre 1989 e 1999. De 2004 a 2008, foi juiz e presidente do Tribunal Administrativo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e, de 2011 a 2017, membro do Conselho Diretor do Centro de Estudos de Justiça das Américas (CEJA), órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA). De 2013 a 2014, foi membro e coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Autor de livros e artigos nas áreas de Direito Internacional e Relações Internacionais, desenvolve atividades de pesquisa relacionadas ao âmbito político latino-americano e à evolução do Direito Internacional no contexto do processo de globalização e na perspectiva da configuração de mecanismos de governança internacional.

Pietra Souto Lemberck, Universidade Federal de Santa Maria

Pietra Souto Lemberck é graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, atua como secretária adjunta do Diretório Acadêmico de Relações Internacionais (DARI/UFSM), assistente editorial da Revista InterAção — periódico acadêmico da área de Relações Internacionais — e integrante do Grupo de Pesquisa em Teoria, Arte e Política (GTAP), onde participa de estudos e debates nas áreas de teoria política, estética e relações internacionais. Possui experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional. É também técnica em Sistemas de Energias Renováveis pelo Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari, formação que proporcionou conhecimentos teóricos e práticos em fontes alternativas de energia, sustentabilidade e tecnologias aplicadas à geração e uso eficiente de energia. Em 2019, foi premiada com o terceiro lugar no evento Bye Bye Boss – Desafios de Empreendedorismo e Inovação, promovido pelo Instituto Federal Farroupilha, destacando-se pelo desenvolvimento de uma proposta inovadora voltada à solução de desafios no campo do empreendedorismo jovem.

Laryssa Andrade Cavalheiro, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante de Relações Públicas do Diretório Acadêmico de Relações Internacionais Mônica de Menezes Campos - DARI MMC da UFSM. Pesquisadora de iniciação científica em Abordagens Terceiro-Mundistas e Decoloniais pelo Grupo de Estudos Interdisciplinares e de Pesquisa em Relações Internacionais da UFSM e do Grupo de Teoria, Arte e Política (GTAP) da UFSM. Participa, como membro, do Projeto de Extensão Cine Direitos Humanos e do Programa de Extensão Juca Nas Escolas da UFSM.

Carolina Gonçalves Pedron, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do 6⁰ semestre do curso de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atual Secretária-Geral do Diretório Acadêmico de Relações Internacionais Mônica de Menezes Campos - DARI MMC. Pesquisadora de Iniciação Científica em Abordagens Terceiro-Mundistas e Decoloniais das Relações Internacionais pelo Grupo de Estudos Interdisciplinares e de Pesquisa em Relações Internacionais (GEIPRI - CNPq/UFSM). Atuante e pesquisadora no Grupo de Teoria, Arte e Política (GTAP). Bolsista da área de Administração e Subdivisão do Geoparque Caçapava na Coordenadoria de Desenvolvimento Regional (CODER) vínculado à Pró-Reitoria de Extensão na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Breno Dotta de Brito, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Relações Internacionais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Intercâmbio acadêmico na RANEPA (São Petersburgo, Rússia) - 1° semestre de 2025. Membro do Grupo de Teoria, Arte e Política (GTAP). 

Gabriela Martins de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

É estudante do curso de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desde 2023. Integrante do Grupo de Teoria, Arte e Política (GTAP). Cordenadora do Coletivo Manas - RI, na Universidade Federal de Santa Maria. Integrante extensionista do Grupo Gênero, Interseccionalidade e Direitos Humanos (GIDH).

Téléchargements

Publié-e

2025-08-22

Comment citer

Dallari, P. B. de A., Lemberck, P. S., Cavalheiro, L. A., Pedron, C. G., Brito, B. D. de, & Oliveira, G. M. de. (2025). Entrevista com Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari. InterAção, 16(3), e93165. https://doi.org/10.5902/2357797593165