Entrevista Diplomata Gustavo Henrique Marques Bezerra

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797573649

Resumen

A Política é um dos ramos mais dinâmicos e complexos do conhecimento humano. Desde Platão e Aristóteles, na Grécia Antiga, os filósofos se puseram a questionar as diversas formas de organização da sociedade. A pólis, a comunidade política ateniense, é o modelo original da democracia, evoluindo para as formas atuais da democracia parlamentar, cada vez mais inclusivas. A partir do século XVI, pensadores como Maquiavel deram um novo status e um novo significado à Política, retirando-a do terreno da moral religiosa para inseri-la no contexto dos assuntos humanos, com sua ética própria a reger os negócios do poder e do Estado (a virtù e a fortuna), de tal modo que podemos dizer que com o pensador florentino surge, de fato, uma nova ciência (a ciência política).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo Henrique Marques Bezerra, Ministério das Relações Exteriores, Brasília, DF

Gustavo Henrique Marques Bezerra é natural da cidade de Natal/RN.

Graduado em História (bacharelado e licenciatura) pela UFRN, 1999.

Diplomata de carreira desde 2002, Mestre em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco (IRBr), tendo servido na Venezuela, na Grécia e no Uruguai, além de diversas missões em outros países, sobretudo da Ásia e da América Latina.

Ocupa a cadeira número 75 (patrono Luís da Câmara Cascudo) do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHG-DF), do qual é atualmente diretor de publicações. Autor de dois livros sobre as relações diplomáticas do Brasil publicados pela FUNAG (Fundação Alexandre de Gusmão) e "O Livro Negro do Comunismo no Brasil: mitos e falácias sobre a história da esquerda brasileira" (Jaguatirica, 2019).

Citas

SILVEIRA, José Renato Ferraz da. Revista InterAção. Santa Maria, UFSM: 2022

Publicado

2022-12-27

Cómo citar

Bezerra, G. H. M. ., & Silveira, J. R. F. da. (2022). Entrevista Diplomata Gustavo Henrique Marques Bezerra . Revista InterAção, 13(3), 6–12. https://doi.org/10.5902/2357797573649

Número

Sección

Entrevista

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 6 > >>