Entrevista Diplomata Gustavo Henrique Marques Bezerra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797573649

Resumo

A Política é um dos ramos mais dinâmicos e complexos do conhecimento humano. Desde Platão e Aristóteles, na Grécia Antiga, os filósofos se puseram a questionar as diversas formas de organização da sociedade. A pólis, a comunidade política ateniense, é o modelo original da democracia, evoluindo para as formas atuais da democracia parlamentar, cada vez mais inclusivas. A partir do século XVI, pensadores como Maquiavel deram um novo status e um novo significado à Política, retirando-a do terreno da moral religiosa para inseri-la no contexto dos assuntos humanos, com sua ética própria a reger os negócios do poder e do Estado (a virtù e a fortuna), de tal modo que podemos dizer que com o pensador florentino surge, de fato, uma nova ciência (a ciência política).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Marques Bezerra, Ministério das Relações Exteriores, Brasília, DF

Gustavo Henrique Marques Bezerra é natural da cidade de Natal/RN.

Graduado em História (bacharelado e licenciatura) pela UFRN, 1999.

Diplomata de carreira desde 2002, Mestre em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco (IRBr), tendo servido na Venezuela, na Grécia e no Uruguai, além de diversas missões em outros países, sobretudo da Ásia e da América Latina.

Ocupa a cadeira número 75 (patrono Luís da Câmara Cascudo) do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHG-DF), do qual é atualmente diretor de publicações. Autor de dois livros sobre as relações diplomáticas do Brasil publicados pela FUNAG (Fundação Alexandre de Gusmão) e "O Livro Negro do Comunismo no Brasil: mitos e falácias sobre a história da esquerda brasileira" (Jaguatirica, 2019).

Referências

SILVEIRA, José Renato Ferraz da. Revista InterAção. Santa Maria, UFSM: 2022

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Bezerra, G. H. M. ., & Silveira, J. R. F. da. (2022). Entrevista Diplomata Gustavo Henrique Marques Bezerra . Revista InterAção, 13(3), 6–12. https://doi.org/10.5902/2357797573649

Edição

Seção

Entrevista

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>