Contribuições territorializadas para o processo avaliativo do Programa Hortas Cariocas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797590079

Palabras clave:

Pesquisa-ação, Hortas escolares, Política pública, Avaliação, Horta pedagógica

Resumen

A horta pedagógica, ao ser integrada ao contexto escolar, vai além da produção agroecológica, proporcionando um espaço de aprendizagem que fomenta o desenvolvimento de competências, habilidades e valores. Apesar dessa relevância, o sistema avaliativo atual do Programa Hortas Cariocas (PHC) do município do Rio de Janeiro foca exclusivamente no quantitativo da colheita, desconsiderando o impacto pedagógico e social das hortas escolares. A partir de uma pesquisa-ação conduzida na Escola Municipal Pedro Ernesto, o presente trabalho objetiva propor um novo modelo de avaliação para o PHC, mais alinhado às realidades territoriais e pedagógicas das hortas em escolas municipais do Rio de Janeiro. A estrutura do novo sistema avaliativo sugerido facilita o processo de monitoramento, oferecendo subsídios para a tomada de decisões e ajustes no projeto, além de valorizar a horta também como um espaço pedagógico que promove a educação ambiental e curricular, bem como o engajamento de toda a comunidade escolar, gerando um maior senso de pertencimento no território. Esperamos que o formulário proposto contribua para a efetivação da política pública e para o fortalecimento do Programa Hortas Cariocas, ampliando seu impacto nas escolas e possibilitando um acompanhamento mais integrado e significativo das atividades pedagógicas desenvolvidas nas hortas escolares.

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Biografía del autor/a

Yayenca Yllas Frachia, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Yayenca Yllas es uruguaya, reside en Río de Janeiro desde 2013. Es doctoranda en Ciencia, Tecnología y Educación en el CEFET/RJ, máster en Tecnología para el Desarrollo Social por la Universidad Federal de Río de Janeiro (UFRJ/NIDES). Su trabajo se centra en metodologías de enseñanza activas, junto con la ecopedagogía, con el objetivo de promover una educación crítica y científica. A través de sus actividades de investigación-acción, busca aplicar estos enfoques para mejorar el currículo escolar y respaldar las políticas públicas relacionadas con la educación. E-mail: yayenca@gmail.com

Carla da Rocha Fernandez, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/IESC), atua como extensionista no Projeto Comunidade Acadêmica que dá Suporte à Agricultura (CASA/UFRJ) e é membra ativa da Rede de Agroecologia da UFRJ. Faz iniciação científica pela Fiocruz com foco em Emergências Climáticas e Saúde e também trabalha no Programa Hortas Cariocas Escolares (Escola Municipal GET Pedro Ernesto) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade (SMAC). Seu foco está em Saúde Ambiental, visando a promoção da saúde e o intercâmbio campo-cidade.

Pablo Piñar Alves Pinto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Paisagista graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/EBA), atua como pesquisador na área de paisagismo ecológico. É membro da Rede Agroecológica da UFRJ e do coletivo Govz ao Pé da Letras. Desenvolve projetos residenciais e comerciais e trabalha atualmente na Escola Municipal GET Pedro Ernesto, através do programa Hortas Cariocas da secretaria de meio ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro (SMAC).  Seu foco é projetar cidades mais resilientes e adaptadas ao câmbio climático, com ênfase em reflorestamentos e agroflorestas urbanas utilizando espécies nativas.

Heloisa Tozato, Universidade de São Paulo

Heloisa C. Tozato é Ph.D. em Geografia pela Université de Rennes 2 (Rennes, França) e Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil). Realizou sua pesquisa Pós-doutoral no Joint Research Centre da Comissão Europeia (Ispra, Itália). Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidade e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), São Paulo, Brasil.

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Graduado em Ciências Biológicas, Mestre em Educação em Ciências e Saúde, Doutor em Ciências Biológicas. Pós-doutorado em Administração Pública. Docente de Graduação e Pós-graduação. Coordenador do Laboratório de Divulgação Cientifica e Ensino de Ciências (LABDEC).

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Publicado

2025-02-28

Cómo citar

Frachia, Y. Y., Fernandez, C. da R., Pinto, P. P. A., Tozato, H., & Rocha, M. B. (2025). Contribuições territorializadas para o processo avaliativo do Programa Hortas Cariocas. InterAção, 16(1), e90079. https://doi.org/10.5902/2357797590079