Formação com educadores para um olhar decolonial do livro didático de História
DOI:
https://doi.org/10.5902/2357797587921Palavras-chave:
Decolonialismo, Formação, História, Livro didáticoResumo
O artigo analisa uma experiência de pesquisa de mestrado profissional em Ensino de Humanidades. Pautado nas perspectivas decoloniais, a pesquisa apresentou como ponto primordial a formação com educadores enquanto uma necessidade para a análise de livros didáticos do Ensino Fundamental II. O problema elencado como norte foi compreender de que forma os momentos de formação com educadores, com base na perspectiva decolonial, poderiam contribuir para a análise do livro didático de História, comprometido com a educação das relações étnico-raciais? Como fruto dos resultados dos encontros com os educadores, produzimos um guia que possibilitou e facilitou a promoção de espaços de reflexão sobre relações étnico-raciais nas escolas, conforme as legislações 10639/2003 e 11645/2008, contribuindo para a existência de posturas antirracistas e para a valorização da diversidade. Como uma proposta aberta a sugestões e novas implicações, o guia foi pensado para auxiliar professores no uso de livros didáticos, tanto para uma escolha com um olhar decolonial, quanto ao seu olhar mais crítico nos planejamentos das aulas. A intenção foi promover reflexões sobre culturas subalternizadas e silenciadas nos livros didáticos e sugerir novas abordagens pedagógicas. Os conceitos relacionados à decolonialidade foram utilizados durante todo processo de pesquisa, formação com educadores e na elaboração das categorias de análise dos livros didáticos.
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