Formação com educadores para um olhar decolonial do livro didático de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797587921

Palavras-chave:

Decolonialismo, Formação, História, Livro didático

Resumo

O artigo analisa uma experiência de pesquisa de mestrado profissional em Ensino de Humanidades. Pautado nas perspectivas decoloniais, a pesquisa apresentou como ponto primordial a formação com educadores enquanto uma necessidade para a análise de livros didáticos do Ensino Fundamental II. O problema elencado como norte foi compreender de que forma os momentos de formação com educadores, com base na perspectiva decolonial, poderiam contribuir para a análise do livro didático de História, comprometido com a educação das relações étnico-raciais? Como fruto dos resultados dos encontros com os educadores, produzimos um guia que possibilitou e facilitou a   promoção de espaços de reflexão sobre relações étnico-raciais nas escolas, conforme as legislações 10639/2003 e 11645/2008, contribuindo para a existência de posturas antirracistas e para a valorização da diversidade. Como uma proposta aberta a sugestões e novas implicações, o guia foi pensado para auxiliar professores no uso de livros didáticos, tanto para uma escolha com um olhar decolonial, quanto ao seu olhar mais crítico nos planejamentos das aulas. A intenção foi promover reflexões sobre culturas subalternizadas e silenciadas nos livros didáticos e sugerir novas abordagens pedagógicas. Os conceitos relacionados à decolonialidade foram utilizados durante todo processo de pesquisa, formação com educadores e na elaboração das categorias de análise dos livros didáticos.

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Biografia do Autor

Janneyde Pascoal da Silva, E. E. E. M. Misael Pinto Netto

Possui Mestrado em Ensino de Humanidades pelo IFES (2024), graduação em LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA pela FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE COLATINA (2000). Atualmente é professor - E. E. E. M. Misael Pinto Netto. 

Célio Moacir dos Santos, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Aldieris Braz Amorim Caprini, Instituto Federal do Espírito Santo

Pós- Doutor em Educação pela USP, sob a supervisão de Selma Garrido Pimenta, Doutor em Educação (Currículo) pela PUC/SP, Mestre em História pela Universidade Federal do Espírito Santo e Licenciado em História pela Faculdade São Camilo-ES. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) atuando no Ensino Médio (História), na Graduação (Licenciatura) e na Pós-Graduação (no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades - Mestrado Profissional)

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Publicado

2025-01-29

Como Citar

Silva, J. P. da, Santos, C. M. dos, & Caprini, A. B. A. (2025). Formação com educadores para um olhar decolonial do livro didático de História. Revista InterAção, 15(3), e87921. https://doi.org/10.5902/2357797587921