O Novo Ensino Médio e suas relações com a BNCC: (im)possibilidades para uma formação na perspectiva cidadã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797586969

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular, Perspectiva cidadã

Resumo

Apresenta-se uma reflexão acerca da Reforma do Ensino Médio, proposta pela Medida Provisória nº 746/2016, transformada na Lei nº 13.415/2017, que alterou a LDB de 1996, e, por conseguinte, a BNCC, organizada de acordo com estas alterações.  O objetivo é discutir as possibilidades e implicações que esta Reforma propõe para a formação humana e compreender a perspectiva de cidadania que é colocada em ação pelos currículos escolares diante da homologação da BNCC. O problema norteador consiste em investigar a seguinte questão: Em que medida a proposta do Novo Ensino Médio, articulada à BNCC, potencializa e/ou fragiliza uma formação na perspectiva cidadã? O estudo é de natureza qualitativa, fundamentado no método hermenêutico dialógico e guiado pelos procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, amparado na Análise Textual Discursiva (ATD). Evidenciou-se que existe uma dualidade em relação à concepção de educação: a perspectiva voltada para a formação humanística e cidadã e, por outro lado, para atender os desígnios neoliberais, que traz uma tendência voltada a atender a preparação para o mercado de trabalho, na contramão da cidadania.

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Biografia do Autor

Marlene Tirei Koldehoff Lauermann, Instituto Federal Catarinense

Mestre  em Educação - Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul  (UFFS), Graduada em Pedagogia e Bacharel em Direito. Pós-Graduada em Psicopedagogia- Clínica e Institucional. Saúde Mental e Dependência Química. Servidora Pública Federal, no cargo de Técnico Administrativa em Educação, na função de Assistente de Alunos, no Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia.

Carina Copatti, Universidade Federal do Espírito Santo

Docente do Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2019) com Pós-doutorado em Políticas Educacionais pelo Programa de Pós-graduação em Educação - UFFS, campus Chapecó (2021). Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010) e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2014). Graduada em Pedagogia Pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER, 2020). E-mail: carina.copatti@ufes.br.

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Lauermann, M. T. K., & Copatti, C. (2024). O Novo Ensino Médio e suas relações com a BNCC: (im)possibilidades para uma formação na perspectiva cidadã. Revista InterAção, 15(3), e86969. https://doi.org/10.5902/2357797586969