Educação infantil: dissertações realizadas em um programa de mestrado profissional (2013-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797553274

Palavras-chave:

Mestrado profissional. Educação Infantil. Produções acadêmicas. Infância.

Resumo

Esse texto tem por objetivo apresentar um levantamento das dissertações realizadas sobre e na Educação Infantil em um Programa de Mestrado Profissional de uma universidade privada localizada na cidade de São Paulo, no período temporal de novembro de 2013 a dezembro de 2019. Nossos questionamentos são os seguintes: Quantas pesquisas foram realizadas desde a aprovação desse Programa de Mestrado Profissional? Quantos trabalhos discutiram a Educação Infantil? Quais foram as temáticas abordadas? O que os autores nos dizem sobre os resultados obtidos? As pesquisas indicaram que as escolas da infância ainda se utilizam, ora de propostas assistencialistas ora de propostas preparatórias para o ensino fundamental, portanto, não vislumbram as especificidades da infância. Além disso, os resultados reafirmaram a falha na formação inicial dos/as professores/as e o papel fundamental da equipe gestora na condução da formação em serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Universidade Nove de Julho

Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE/Uninove). Graduada em Psicologia e em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia e Psicanálise. Atua como docente no curso de Pedagogia e no Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho (Progepe/Uninove).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. MEC institui modalidade de doutorado profissional. Disponível em: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8328-portaria-institui-doutorado-profissional. Acesso em: 10 de julho de 2020.

DAMIANI, M. F. Sobre pesquisas do tipo intervenção. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICAS E PRÁTICAS DE ENSINO, 16., 2012, Campinas. Anais eletrônicos... Campinas: Unicamp, 2012. Disponível em: http://infoteca.inf.br/endipe/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/acervo/docs/2345b.pdf. Acesso em: 15 agosto 2020.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 37. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 32.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GABRE, S. Contribuições da pesquisa-intervenção na construção de um projeto educativo no museu de arte: pensando a mediação cultural para a pequena infância In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais eletrônicos... Caxias do Sul: Anped, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2083/764. Acesso em: 15 agosto de 2020.

GATTI, B. A.; NUNES, M. M. R. (org.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.

GATTI. B. A et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019, 351 p. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf. Acesso em: 19 de agosto de 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Vercelli, L. de C. A. (2020). Educação infantil: dissertações realizadas em um programa de mestrado profissional (2013-2019). InterAção, 11(2), 71–79. https://doi.org/10.5902/2357797553274

Edição

Seção

Artigos