Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Notas de Pesquisa?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A NPesq visa divulgar resultados obtidos em diferentes fases do processo de investigação (análise piloto, análise do contexto, análise do texto e do discurso, etc.) nas modalidades artigo, resumo expandido, debate, resenhas,  slides de comunicação e pôster.
A redação dos artigos deve ser em língua portuguesa. Os trabalhos devem estar adequados ao registro acadêmico e apresentar coerência e coesão internas e correção lexicogramatical. Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a adequação do trabalho em relação a todos os itens listados em Normas de publicação. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão automaticamente desconsideradas. A NPesq está permanentemente aberta à submissão de trabalhos, por meio do sistema eletrônico, no endereço:http://www.ufsm.br/npesq.

Gêneros aceitos para publicação
•    Artigo
•    Resumo Expandido
•    Resenha
•    Debates
•    Slides de comunicação
•    Pôster

Os trabalhos devem ser enviados eletronicamente por meio do site da revista (http://www.ufsm.br/npesq). Os autores devem enviar dois arquivos:
•    um em formato .doc (apenas para as modalidades artigo, resumo expandido, resenha e debate): com autoria excluída, substituindo o nome do(s) autor(es) pelo termo “Autor”. Desse modo, todas as identificações de autoria do trabalho devem ser removidas do arquivo e também da opção “Propriedade do Word”, garantindo o critério de sigilo desta revista para posterior Avaliação Cega por Pares; e
•    um em formato .pdf (para todas as modalidades): contendo a autoria.

Formato do texto e nome do arquivo para envio: o nome do arquivo .doc (para as modalidades artigo, resumo expandido, resenha e debate), deve conter as três primeiras palavras do título do trabalho (p. ex. O_livro_didatico.doc). O nome do arquivo em .pdf dever seguir o modelo: SOBRENOMENome.pdf (p. ex.: MOTTA-ROTHDésirée.pdf), ou, no caso de mais de um autor: SOBRENOMENome_SOBRENOMENome.pdf (p. ex. MOTTA-ROTHDésirée_MARCUZZOPatrícia.pdf).

Formatação:
As modalidades artigo, resumo expandido, resenha e debate devem ser formatadas em folha A4, sem numeração de páginas, margens de 2,5 cm, fonte Verdana 12 (corpo do texto) e espaçamento 1,5. A formatação dos slides de comunicação e do pôster fica a critério dos autores, mas destaca-se que ambas as modalidades devem ser ter sido apresentadas em evento (congresso, seminário, etc.). O nome do evento onde a comunicação ou o pôster foi apresentado deve ser indicado no documento (no caso dos slides de comunicação, o nome do evento deve ser apresentado no primeiro slide do arquivo). O arquivo do pôster deve apresentar boa resolução, de forma que seja possível ampliar a visualização de partes do mesmo. O tamanho do arquivo para cada uma das modalidades de publicação dever ser de no máximo 2Mb.

Extensão do texto:
•    artigos: entre 5.000 e 8.000 palavras ao todo (link template)
•    resumos expandidos: entre 1.500 e 3.500 palavras ao todo (link template)
•    resenhas: entre 900 e 1.500 ao todo (link template).
•    debates:  entre 1000 e 2.000 ao todo (link template).

Formatação detalhada para artigos, resumos expandidos, resenhas e debates:
Título em português: No alto da primeira página, centralizado e grafado em maiúsculas, negrito, fonte Verdana e corpo 14.
Título em inglês: A um espaço simples do título em português, centralizado e grafado em maiúsculas, negrito, fonte Verdana e corpo 14.
Identificação: À direita, a um espaço simples do título em inglês, corpo 12, maiúsculas apenas para as iniciais, com indicação da afiliação (instituição) entre parênteses. Na linha seguinte, também alinhado à direita, deve constar o endereço eletrônico do autor (e-mail). Se houver mais de um autor, os nomes devem ser dispostos um abaixo do outro (intercalados pela indicação do endereço eletrônico de cada autor).
Resumo: A um espaço simples da identificação dos autores, deve ser inserido um resumo de 100 a 150 palavras, corpo 10, sem adentramento de parágrafo e com alinhamento justificado, precedido, na mesma linha, da expressão “Resumo:” em negrito, corpo 10, inicial em maiúscula.
Palavras-chave: Na linha seguinte abaixo do Resumo, devem ser inseridas três palavras-chave separadas por ponto e vírgula, com inicial em maiúscula (p. ex. “Prática social”), corpo 10, sem entrada de parágrafo e com alinhamento justificado, precedidas, na mesma linha, da expressão “Palavras-chave:” em negrito, corpo 10 e inicial em maiúscula.
Abstract: A um espaço simples das Palavras-Chave, deve ser inserido um resumo em inglês de 100 a 150 palavras, corpo 10, sem entrada de parágrafo e com alinhamento justificado, precedido, na mesma linha, da expressão “Abstract:” em negrito, corpo 10e inicial em maiúscula.
Keywords: Na linha seguinte abaixo do Abstract, devem ser inseridas três palavras-chave em inglês separadas por ponto e vírgula, com inicial em maiúscula, sem entrada de parágrafo e com alinhamento justificado, precedidas, na mesma linha, da expressão “Abstract:” em negrito, corpo 10 e inicial em maiúscula. OBS: Os resumos expandidos e as resenhas não têm Resumo/Abstract. 
Títulos de seção: Sem entrada de parágrafo e sem qualquer pontuação ao final do título, sequenciados gradativamente em algarismos arábicos, negrito, corpo 12, apenas a primeira inicial maiúscula (p. ex.: Considerações finais), a dois espaços simples texto anterior e a um espaço simples do início do texto que segue. O título da seção de Referências não têm indicativo numérico.
Títulos de subseção: Alinhado à esquerda, sem entrada de parágrafo e sem qualquer pontuação ao final do título, sequenciados gradativamente em algarismos arábicos (1.1, 1.1.1, etc.), itálico, corpo 12, apenas primeira inicial maiúscula (p. ex.: 5.1 Implicações pedagógicas), separados do texto ou título que os precede e sucede por um espaço simples.
Parágrafo: O recuo do parágrafo deve ser de 1,5 cm e ser inserido usando-se a função própria do editor de texto ou a régua (não usar a tecla TAB), com alinhamento justificado.
Citações: As regras gerais de apresentação das citações seguem a ABNT 10520 (2002), sintetizadas a seguir:
- quando indicado fora do parêntese, o sobrenone do autor da citação deve ter apenas a inicial maiúscula. Quando entre parênteses, todo sobrenome deve ser grafado em letras maiúsculas. Para apenas um autor entre parênteses, separar por vírgula sobrenome do autor, ano da obra e página (p. ex.: (PARRET, 1988, p. 234)). Para dois ou três autores entre parênteses, separar os sobrenomes por ponto e vírgula (p. ex.: (KRIEGER; FINATTO, 2004, p. 20)). Para mais de três autores, indicar apenas o sobrenome do primeiro, acrescentando-se a expressão “et al.” (p. ex.: (BEACCO et al., 2002, p. 280)).
- no caso das citações diretas, indicar, além do sobrenome do autor e do ano, a(s) página(s) da fonte consultada. Nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) consultada(s) é opcional.
- as citações diretas de até três linhas devem ser incluídas no corpo do parágrafo entre aspas duplas (usar aspas simples para indicar citação no interior da citação). As citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas em bloco, com recuo de 4 cm da margem esquerda, corpo 10, sem aspas (manter aspas duplas na citação no interior da citação em bloco), separadas do texto que as precede e sucede por um espaço simples. Quando a fonte consultada for indicada entre parênteses ao final da citação em bloco, deve ser precedida e seguida de ponto final.
Destaques: Utilizar itálico para destacar elementos textuais no corpo do texto, tais como títulos de livros ou palavras em língua estrangeira. Utilizar negrito apenas para destacar elementos textuais em exemplos e aspas somente para citações diretas no corpo do texto e expressões metafóricas;
Notas de rodapé: Exclusivamente explicativas, devem ser numeradas em sequência, em algarismos arábicos, em espaço simples, corpo 10, iniciando à margem esquerda, com alinhamento justificado;
Ilustrações: as normas gerais para a formatação das ilustrações seguem a ABNT 14724 (2011, p.11):
Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). Devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem. Devem estar a um espaço simples do texto anterior e do texto seguinte, com as seguintes especificações: o título da ilustração deve ser centralizado, corpo 10, a um espaço simples da ilustração propriamente dita, precedida da palavra designativa (com inicial maiúscula) e do número, ambos em negrito, seguida do título propriamente dito com inicial também maiúscula (p. ex.: Figura 4 – Modelo de comunicação). A resolução das ilustrações deve ser legível, de boa qualidade.

Referências: O sistema de referências utilizado pela NPesq é o alfabético, que reúne as referências em uma lista ao final do trabalho, em ordem alfabética. A lista deve estar alinhada somente à margem esquerda, sem quaisquer recuos de parágrafo ou nas linhas posteriores. O espaçamento em cada referência deve ser simples e devem ser separadas entre si por um espaço simples. Os títulos das obras devem ser destacados em itálico, com exceção das obras sem indicação de autoria, “cujo elemento de entrada é o próprio título, já destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra” (ABNT 6023 – 2002, p. 3). As regras gerais de apresentação das referências seguem a ABNT 6023 (2002), dentre as quais destacamos:
Livro:
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 9 ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
Obs: No caso se mais de três autores, indica-se apenas o p

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF e PDF.
  3. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  4. A extensão do texto deve seguir a seguinte limitação:
    • artigos: entre 5.000 e 8.000 palavras ao todo;
    • resumos expandidos: entre 1.500 e 3.500 palavras ao todo;
    • resenhas: entre 900 e 1.500 ao todo;
    • debates: entre 1000 e 2.000 ao todo.
  5. As citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas em bloco, com recuo de 4 cm da margem esquerda, corpo 10, sem aspas (manter aspas duplas na citação no interior da citação em bloco), separadas do texto que as precede e sucede por um espaço simples.
  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Nomas de Publicação.
  7. Referências: O sistema de referências utilizado pela NPesq é o alfabático, que reúne as referências em uma lista ao final do trabalho, em ordem alfabética. A lista deve estar alinhada somente à margem esquerda, sem quaisquer recuos de parágrafo ou nas linhas posteriores. O espaçamento em cada referência deve ser simples e devem ser separadas entre si por um espaço simples. Os títulos das obras devem ser destacados em itálico, com exceção das obras sem indicação de autoria, “cujo elemento de entrada é o próprio título, já destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra” (ABNT 6023 – 2002, p. 3). As regras gerais de apresentação das referências seguem a ABNT 6023 (2002), dentre as quais destacamos:

    Livro:
    BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 9 ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

    Obs: No caso se mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, seguido da expressão et. al. não italicizada.

    Capítulo de livro:
    MOTTA-ROTH, D.; HEBERLE, V. O conceito de "estrutura potencial do gênero" de Ruqayia Hasan. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 12-28.

    Artigo de periódico - os títulos dos periódicos não devem ser abreviados:
    ASKEHAVE, I.; SWALES, J. Genre identification and communicative purpose: a problem and a possible solution. Applied Linguistics, v. 22, n. 2, p. 195-212, jun. 2001.

    Dissertação ou tese:
    MARCUZZO, P. Ciência em debate? Uma análise das vozes no gênero notícia de popularização científica. 2011. 179 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Letras)–Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

    Trabalho de ANAIS:
    LEA, M. R.; STREET, B. V. The “academic literacies” model: theory and applications. In: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais – SIGET, 4., 2007, Tubarão. Anais... Tubarão, SC: UNISUL, 2007. p. 227-236.

    Entidade:
    BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF, 2007. 79 p. Disponível em: . Acesso em: 21 de fev. 2010.
 

Declaração de Direito Autoral

O envio de originais implica, automaticamente, a cessão dos direitos autorais à revista Notas de Pesquisa.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.