Romance de entretenimento no Prêmio Jabuti 2020: inclusão ou exclusão?

Autores

  • Tagiane Mai Universidade Nova de Lisboa, Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5902/2763938X65010

Palavras-chave:

Literatura, Prêmio Jabuti, Romance literário, Romance de entretenimento

Resumo

Em março de 2020, uma polêmica se instaurou no meio editorial brasileiro, quando a Câmara Brasileira do Livro anunciou algumas mudanças nas categorias do Prêmio Jabuti, o mais tradicional e prestigiado prêmio literário do país. Dentre elas, destacou-se a divisão da categoria Romance em dois novos segmentos: Romance Literário e Romance de Entretenimento. De imediato, vieram à tona elogios e críticas à iniciativa por parte de editores, escritores, curadores, leitores e a grande mídia. Neste ensaio, objetivamos apresentar os desdobramentos dessa mudança, discutindo os seus aspectos mais significativos, a aferição das virtudes estéticas de ambas as categorias, os posicionamentos favoráveis e contrários à decisão e o estado atual da ficção brasileira e do seu mercado editorial.

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Biografia do Autor

Tagiane Mai, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa

Bacharela em Letras - Português/Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Design Instrucional pelo Centro Universitário Senac/SP. É aluna do curso de Mestrado em Edição de Texto pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (Portugal) e do curso de Especialização em Revisão de Textos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atualmente, é revisora de textos da UFSM, lotada na Editora UFSM, onde realiza a preparação de originais e a revisão textual dos livros publicados pela editora, bem como o acompanhamento das etapas de edição, a assessoria aos autores e/ou organizadores das obras e a orientação aos alunos bolsistas. Tem interesse na área de revisão de texto, edição, produção editorial e crítica textual.

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Publicado

2021-07-23

Como Citar

Mai, T. (2021). Romance de entretenimento no Prêmio Jabuti 2020: inclusão ou exclusão?. Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 1(1), 168–177. https://doi.org/10.5902/2763938X65010