Nuevas tecnologias em la revisión de libros académicos digitales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2763938X90992

Palabras clave:

Revisión académica, Inteligencia artificial, Libros digitales

Resumen

El avance de las tecnologias digitales há impactado significativamente el trabajo editorial, especialmente la revisión. Este artículo busca reflexionar sobre el uso de la automatización y de las inteligencias artificiales (IA) generativas em la revisión y edición de libros, considerando la experiencia de la Editorial de la Universidad del Estado de Minas Gerais (Editora UEMG). Para ello, partimos inicialmente de um análisis del trabajo de revisores y editores en diferentes contextos, destacando las particularidades de la edición académica. A continuación, discutimos las potencialidades y desafios de la aplicación de estas tecnologias em el día a día de la Editorial UEMG, explorando tanto sus contribuciones al processo como sus limitaciones e implicaciones para la calidad del trabajo editorial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antônio Ursine Magalhães de Andrade, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Bacharel em Gestão Pública (UFMG, 2019) e graduando em Letras, Tecnologias de Edição (CEFET-MG). É idealizador da Livr_: Impressões, projeto de publicações independentes, atuou voluntariamente na elaboração de projetos gráficos e revisão de livros publicados pela LED (Laboratório de Edição do curso de Letras, CEFET-MG) e desde 2024 é revisor-chefe da Editora UEMG.

Gabriella Nair Figueiredo Noronha Pinto, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutoranda e mestra em Design (UEMG, 2018), possui especializações em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia (UNA, 2011) e em Gestão Estratégica (FJP, 2012), graduação em Administração Pública pela Escola de Governo (FJP, 2007) e em Design Gráfico pela (UEMG, 2012). Coordena a Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais desde 2018.

Sérgio Antônio Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais – PPGD-UEMG, com disciplinas, orientações e pesquisas ligadas ao design editorial, ao patrimônio gráfico e à cultura da impressão. Coordenador do grupo de pesquisa grafia: estudos da escrita, vinculado ao CNPq. Graduado em Letras, com mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG. Pós-doutorado em História da Cultura pela Universidade Nova de Lisboa.

Amanda Rabelo Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais

Formada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) com o grau de Bacharel em 2021, atualmente é estudante de graduação no curso de Letras, Tradução Português-Inglês (bacharelado, UFMG). Estudou também na Sciences Po Bordeaux durante dois semestres, nos anos de 2019 e 2020, como parte de um intercâmbio.

Citas

ANDRADE, R. O. O universo expandido da inteligência artificial. Pesquisa FAPESP, São Paulo, Ano 24, n. 325, p. 16-25, março de 2023. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2023/03/016-022_capa-chatgpt_325-Parte-1-2.pdf. Acesso em: 25 fev. 2025.

BAYNE, Tim; BRAINARD, David; BYRNE, Richard W.; CHITTKA, Lars; CLAYTON, Nicky; HEYES, Cecilia; MATHER, Jennifer; ÖLVECZKY, Bence; SHADLEN, Michael; SUDDENDORF, Thomas; WEBB, Barbara. What is Cognition? Current Biology Magazine, v. 29, n. 13, p. R608-R615. Disponível em: https://www.cell.com/current-biology/fulltext/S0960-9822(19)30614-1. Acesso em: 6 fev. 2025.

BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 20 fev. 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em: 11 fev. 2025.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz & Terra, 2011.

CAMPOS, Laide Daiane Costa; VIEIRA, Maria Christina Monteiro; GUERRA, Avaetê de Lunetta e Rodrigues. A atuação do revisor de texto na contemporaneidade digital: uma revisão de literatura. Revista Acadêmica Online, v. 10, n. 51, p. 1-9, 2024. Disponível em: https://www.revistaacademicaonline.com/index.php/rao/article/view/167. Acesso em: 22 jan. 2025.

CHARTIER, Roger. Do palco à página. Publicar teatro e ler romances na época moderna – séculos XVI-XVIII. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.

COELHO, Sueli Maria; ANTUNES, Leandra Batista. Revisão textual: para além da revisão linguística. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 16, p. 205-224, 2010.

CREATIVE COMMONS. What We Do. Disponível em: https://creativecommons.org/about/. Acesso em: 6 fev. 2025.

EDITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (EDITORA UEMG). Editora UEMG lança o Edital 02/2024, para a seleção de originais que integrarão a Coleção Conceitos essenciais. Belo Horizonte: Editora UEMG, 2024. Disponível em: https://editora.uemg.br/noticias/245-editora-uemg-lanca-o-edital-02-2024-para-a-selecao-de-originais-que-integrarao-a-colecao-conceitos-essenciais. Acesso em: 22 jan. 2025.

HONORATO, Larissa Alvarenga de Souza; FERREIRA, Helena Maria; DIAS, Jaciluz. A formação de professores e o uso do ChatGPT® para revisão de textos. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 22, n. 3, p. 501-514, ago./dez., 2024. Disponível em: https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9860. Acesso em: 24 jan. 2025.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 6. ed. [S.l.; s.n.], 2024. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2024/11/Apresentac%CC%A7a%CC%83o_Retratos_da_Leitura_2024_13-11_SITE.pdf. Acesso em: 6 fev. 2025.

KAUFMAN, Dora. As limitações da sensação tecnológica de 2023: o ChatGPT. Época Negócios, [s. l.], 6 jan. 2023. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/colunas/iagora/coluna/2023/01/as-limitacoes-da-sensacao-tecnologica-de-2023-o-chatgpt.ghtml. Acesso em: 25 fev. 2025.

MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Tradução: Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 1999.

MUNIZ JR., José de Souza. Revisor, um maldito: questões para o trabalho e para a pesquisa. In: RIBEIRO, Ana Elisa; VILLELA, Ana Maria Nápoles; SOBRINHO, Jerônimo Coura; SILVA, Rogério Barbosa da. Leitura e escrita em movimento. São Paulo; Belo Horizonte: Peirópolis; CEFET-MG, 2010. p. 269-289.

NOGUEIRA, S.; WARLEY, J. Da tese ao livro: guia para autores e editores. Tradução: Laeticia Jensen Eble. Brasília, DF: Editora da UnB, 2016.

PINTO, Gabriella Nair Figueiredo Noronha; ANDRADE, Antônio Ursine Magalhães de; BUSTAMANTE, Fernanda de Oliveira; ASSIS, Christiane Costa. Manual UEMG sobre direitos autorais e direitos de imagem em publicações. Belo Horizonte: Editora UEMG, 2024. Disponível em: https://editora.uemg.br/pdfs/manual-uemg-direitos-autorais-e_imagem.pdf. Acesso em: 11 fev. 2025.

RIBEIRO, Ana Elisa. Em busca do texto perfeito: (in)distinções entre as atividades do editor de texto e do revisor de provas na produção de livros. XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, Juiz de Fora, 16 a 18 mai. 2007. Juiz de Fora: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2007. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2007/resumos/r0011-1.pdf. Acesso em: 28 jan. 2025.

RIBEIRO, Ana Elisa. Revisão de textos e “diálogo” com o autor: abordagens profissionais do processo de produção e edição editorial. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, 4 a 7 set. 2009. Curitiba: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2009. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/r4-2050-1.pdf. Acesso em: 24 jan. 2025.

SANTAELLA, Lucia; KAUFMAN, Dora. A inteligência artificial generativa como quarta ferida narcísica do humano. MATRIZes, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 37-53, jan./abr. 2024. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i1p37-53. Acesso em: 25 fev. 2025.

SULEYMAN, Mustafa. The Coming Wave: Technology, Power, and the Twenty-First Century’s Greatest Dilemma. Nova York: Crown, 2023.

Publicado

2025-12-23

Cómo citar

de Andrade, A. U. M., Pinto, G. N. F. N., Silva, S. A., & Chaves, A. R. (2025). Nuevas tecnologias em la revisión de libros académicos digitales. Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 5. https://doi.org/10.5902/2763938X90992