Novas tecnologias na revisão de livros acadêmicos digitais

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2763938X90992

Schlagworte:

Revisão acadêmica, Inteligência artificial, Livros digitais

Abstract

O avanço das tecnologias digitais tem impactado significativamente o trabalho editorial, especialmente a revisão. Este artigo busca refletir sobre o uso da automação e das inteligências artificiais (IA) generativas na revisão e edição de livros, considerando a experiência da Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais (Editora UEMG). Para isso, partimos, inicialmente, de uma análise do trabalho de revisores e editores em diferentes contextos, destacando as particularidades da edição acadêmica. Em seguida, discutimos as potencialidades e desafios da aplicação dessas tecnologias no cotidiano da Editora UEMG, explorando tanto suas contribuições para o processo quanto suas limitações e implicações para a qualidade do trabalho editorial.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Antônio Ursine Magalhães de Andrade, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Bacharel em Gestão Pública (UFMG, 2019) e graduando em Letras, Tecnologias de Edição (CEFET-MG). É idealizador da Livr_: Impressões, projeto de publicações independentes, atuou voluntariamente na elaboração de projetos gráficos e revisão de livros publicados pela LED (Laboratório de Edição do curso de Letras, CEFET-MG) e desde 2024 é revisor-chefe da Editora UEMG.

Gabriella Nair Figueiredo Noronha Pinto, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutoranda e mestra em Design (UEMG, 2018), possui especializações em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia (UNA, 2011) e em Gestão Estratégica (FJP, 2012), graduação em Administração Pública pela Escola de Governo (FJP, 2007) e em Design Gráfico pela (UEMG, 2012). Coordena a Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais desde 2018.

Sérgio Antônio Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais – PPGD-UEMG, com disciplinas, orientações e pesquisas ligadas ao design editorial, ao patrimônio gráfico e à cultura da impressão. Coordenador do grupo de pesquisa grafia: estudos da escrita, vinculado ao CNPq. Graduado em Letras, com mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG. Pós-doutorado em História da Cultura pela Universidade Nova de Lisboa.

Amanda Rabelo Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais

Formada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) com o grau de Bacharel em 2021, atualmente é estudante de graduação no curso de Letras, Tradução Português-Inglês (bacharelado, UFMG). Estudou também na Sciences Po Bordeaux durante dois semestres, nos anos de 2019 e 2020, como parte de um intercâmbio.

Literaturhinweise

ANDRADE, R. O. O universo expandido da inteligência artificial. Pesquisa FAPESP, São Paulo, Ano 24, n. 325, p. 16-25, março de 2023. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2023/03/016-022_capa-chatgpt_325-Parte-1-2.pdf. Acesso em: 25 fev. 2025.

BAYNE, Tim; BRAINARD, David; BYRNE, Richard W.; CHITTKA, Lars; CLAYTON, Nicky; HEYES, Cecilia; MATHER, Jennifer; ÖLVECZKY, Bence; SHADLEN, Michael; SUDDENDORF, Thomas; WEBB, Barbara. What is Cognition? Current Biology Magazine, v. 29, n. 13, p. R608-R615. Disponível em: https://www.cell.com/current-biology/fulltext/S0960-9822(19)30614-1. Acesso em: 6 fev. 2025.

BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 20 fev. 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em: 11 fev. 2025.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz & Terra, 2011.

CAMPOS, Laide Daiane Costa; VIEIRA, Maria Christina Monteiro; GUERRA, Avaetê de Lunetta e Rodrigues. A atuação do revisor de texto na contemporaneidade digital: uma revisão de literatura. Revista Acadêmica Online, v. 10, n. 51, p. 1-9, 2024. Disponível em: https://www.revistaacademicaonline.com/index.php/rao/article/view/167. Acesso em: 22 jan. 2025.

CHARTIER, Roger. Do palco à página. Publicar teatro e ler romances na época moderna – séculos XVI-XVIII. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.

COELHO, Sueli Maria; ANTUNES, Leandra Batista. Revisão textual: para além da revisão linguística. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 16, p. 205-224, 2010.

CREATIVE COMMONS. What We Do. Disponível em: https://creativecommons.org/about/. Acesso em: 6 fev. 2025.

EDITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (EDITORA UEMG). Editora UEMG lança o Edital 02/2024, para a seleção de originais que integrarão a Coleção Conceitos essenciais. Belo Horizonte: Editora UEMG, 2024. Disponível em: https://editora.uemg.br/noticias/245-editora-uemg-lanca-o-edital-02-2024-para-a-selecao-de-originais-que-integrarao-a-colecao-conceitos-essenciais. Acesso em: 22 jan. 2025.

HONORATO, Larissa Alvarenga de Souza; FERREIRA, Helena Maria; DIAS, Jaciluz. A formação de professores e o uso do ChatGPT® para revisão de textos. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 22, n. 3, p. 501-514, ago./dez., 2024. Disponível em: https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9860. Acesso em: 24 jan. 2025.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 6. ed. [S.l.; s.n.], 2024. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2024/11/Apresentac%CC%A7a%CC%83o_Retratos_da_Leitura_2024_13-11_SITE.pdf. Acesso em: 6 fev. 2025.

KAUFMAN, Dora. As limitações da sensação tecnológica de 2023: o ChatGPT. Época Negócios, [s. l.], 6 jan. 2023. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/colunas/iagora/coluna/2023/01/as-limitacoes-da-sensacao-tecnologica-de-2023-o-chatgpt.ghtml. Acesso em: 25 fev. 2025.

MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Tradução: Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 1999.

MUNIZ JR., José de Souza. Revisor, um maldito: questões para o trabalho e para a pesquisa. In: RIBEIRO, Ana Elisa; VILLELA, Ana Maria Nápoles; SOBRINHO, Jerônimo Coura; SILVA, Rogério Barbosa da. Leitura e escrita em movimento. São Paulo; Belo Horizonte: Peirópolis; CEFET-MG, 2010. p. 269-289.

NOGUEIRA, S.; WARLEY, J. Da tese ao livro: guia para autores e editores. Tradução: Laeticia Jensen Eble. Brasília, DF: Editora da UnB, 2016.

PINTO, Gabriella Nair Figueiredo Noronha; ANDRADE, Antônio Ursine Magalhães de; BUSTAMANTE, Fernanda de Oliveira; ASSIS, Christiane Costa. Manual UEMG sobre direitos autorais e direitos de imagem em publicações. Belo Horizonte: Editora UEMG, 2024. Disponível em: https://editora.uemg.br/pdfs/manual-uemg-direitos-autorais-e_imagem.pdf. Acesso em: 11 fev. 2025.

RIBEIRO, Ana Elisa. Em busca do texto perfeito: (in)distinções entre as atividades do editor de texto e do revisor de provas na produção de livros. XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, Juiz de Fora, 16 a 18 mai. 2007. Juiz de Fora: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2007. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2007/resumos/r0011-1.pdf. Acesso em: 28 jan. 2025.

RIBEIRO, Ana Elisa. Revisão de textos e “diálogo” com o autor: abordagens profissionais do processo de produção e edição editorial. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, 4 a 7 set. 2009. Curitiba: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2009. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/r4-2050-1.pdf. Acesso em: 24 jan. 2025.

SANTAELLA, Lucia; KAUFMAN, Dora. A inteligência artificial generativa como quarta ferida narcísica do humano. MATRIZes, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 37-53, jan./abr. 2024. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i1p37-53. Acesso em: 25 fev. 2025.

SULEYMAN, Mustafa. The Coming Wave: Technology, Power, and the Twenty-First Century’s Greatest Dilemma. Nova York: Crown, 2023.

Veröffentlicht

2025-12-23

Zitationsvorschlag

de Andrade, A. U. M., Pinto, G. N. F. N., Silva, S. A., & Chaves, A. R. (2025). Novas tecnologias na revisão de livros acadêmicos digitais. Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 5. https://doi.org/10.5902/2763938X90992

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in