A Máquina da Edição
DOI:
https://doi.org/10.5902/2763938X85571Palavras-chave:
Edição, LivrosResumo
A resenha apresenta o livro The Content Machine (2013), de Michael Bhaskar. A obra propõe uma teoria da Edição que envolve filtragem, enquadramento e amplificação como ações essenciais ao longo da história da atividade editorial. O livro é detalhado, didático e surpreendente em sua abordagem, oferecendo algo novo mesmo em um campo já explorado por teóricos renomados como Chartier, Thompson e Bourdieu. Bhaskar propõe mudanças na atitude do editor para se adaptar ao ambiente digital, explorando recursos digitais e buscando formas alternativas de monetização. Ele destaca a importância do acesso aberto às publicações e incentiva a cooperação entre pequenas editoras. O livro recebe críticas por focar nos mercados europeu e estadunidense e não mencionar contribuições da América Latina. No geral, é uma leitura útil para estudiosos do mercado editorial.
Downloads
Referências
BHASKAR, Michael. The Content Machine: towards a theory of publishing from the printing press to the digital network. Nova York: Anthem Press, 2013, 217 p. (inédito em português)
BOURDIEU, Pierre. “Uma revolução conservadora na edição”. Trad. Luciana Salazar Salgado e José de Souza Muniz Jr. In: Política e sociedade, vol. 17, n. 39, Florianópolis, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.