A Máquina da Edição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2763938X85571

Palavras-chave:

Edição, Livros

Resumo

A resenha apresenta o livro The Content Machine (2013), de Michael Bhaskar. A obra propõe uma teoria da Edição que envolve filtragem, enquadramento e amplificação como ações essenciais ao longo da história da atividade editorial. O livro é detalhado, didático e surpreendente em sua abordagem, oferecendo algo novo mesmo em um campo já explorado por teóricos renomados como Chartier, Thompson e Bourdieu. Bhaskar propõe mudanças na atitude do editor para se adaptar ao ambiente digital, explorando recursos digitais e buscando formas alternativas de monetização. Ele destaca a importância do acesso aberto às publicações e incentiva a cooperação entre pequenas editoras. O livro recebe críticas por focar nos mercados europeu e estadunidense e não mencionar contribuições da América Latina. No geral, é uma leitura útil para estudiosos do mercado editorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pollyanna de Mattos Moura Vecchio, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais

Pollyanna de Mattos Moura Vecchio possui licenciatura em Letras (Português/Italiano), mestrado e doutorado em Estudos de Linguagens, na área de Edição e Tecnologias Digitais. Seu foco de pesquisa é a autopublicação em plataformas digitais e a fast-publishing. Tem estudos publicados sobre plataformização do trabalho e da produção cultural, especificamente sobre o impacto da plataforma Amazon Kindle Direct Publishing no mercado editorial brasileiro.

Referências

BHASKAR, Michael. The Content Machine: towards a theory of publishing from the printing press to the digital network. Nova York: Anthem Press, 2013, 217 p. (inédito em português)

BOURDIEU, Pierre. “Uma revolução conservadora na edição”. Trad. Luciana Salazar Salgado e José de Souza Muniz Jr. In: Política e sociedade, vol. 17, n. 39, Florianópolis, 2018.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Vecchio, P. de M. M. (2023). A Máquina da Edição. Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 3(2). https://doi.org/10.5902/2763938X85571

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.