Estudo sobre escritas romanas e medievais e sua relação com jogos de vídeo game

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2763938X70960

Palavras-chave:

Escritas, Tipografia, Video game

Resumo

O seguinte artigo tem por objetivo principal a compreensão do desenvolvimento das escritas que abarcam os períodos do início do Império Romano até o final da Idade Média. Além disso há também o estabelecimento de relações entre tais letras consagradas e as fontes digitais que foram utilizadas em três séries de jogos de video game, sendo essas: Dante’s Inferno, Devil May Cry e Bayonetta, e a apresentação de uma linha do tempo a qual contém as escritas aqui presentes, bem como os fatos históricos que as cercam. Desse modo, para que esta pesquisa pudesse ser elaborada, várias referências bibliográficas foram consultadas, a fim de verificar os contextos de criação, as finalidades e as situações de uso dessas escritas, para que, no decorrer de tais explanações, houvesse a associação às tipografias dessas franquias de jogos. Assim, ao final, tem-se a percepção da importância destas letras para a caligrafia e a tipografia atuais, e de como elas se perpetuaram ao longo dos anos, para serem usadas em diversos âmbitos, ademais de transmitirem a ambientação destes jogos tanto quanto uma imagem gráfica.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Volnei Matté, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento, na área de Mídia e Conhecimento. Atualmente é professor do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria nas áreas de Tipografia, Design Editorial e Produção Gráfica. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Produção de Conteúdos para Plataformas Digitais (NPC)

Referências

CLAIR, Kate; BUSIC-SNYDER, Cynthia. Manual de tipografia – a história, a técnica e a arte. São Paulo: Bookman, 2005.

DROGIN, Marc. Medieval Calligraphy: its history and technique. Dover Publications, Inc. New York, 1989.

MANDEL, Ladislas. Escritas – espelhos dos homens e das sociedades. São Paulo: Rosari, 2006.

MEDIAVILLA, Claude. Caligrafía: Del signo caligráfico a la pintura abstracta. Campgràfic Editors, 2005.

HARRIS, David. A Arte da Caligrafia: um guia prático, histórico e técnico. Ambientes & Costumes Editora Ltda, 2009.

Downloads

Publicado

2022-08-15

Como Citar

Lucio, I. A., & Matté, V. (2022). Estudo sobre escritas romanas e medievais e sua relação com jogos de vídeo game. Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 68–88. https://doi.org/10.5902/2763938X70960