Adaptações literárias de clássicos: a importância da relação entre texto e imagem para a formação de leitores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2763938X70532

Palavras-chave:

Literatura infantojuvenil, edições, formação de leitores

Resumo

O presente artigo trata da adaptação de clássicos literários e de sua importância para a formação de leitores. No processo de adaptação literária são utilizados processos e feitas escolhas norteadas de acordo com o público ao qual a obra adaptada se destina – neste caso, o infantojuvenil –, implicando em abordagens específicas de texto e imagem. Dessa forma, este artigo tem como objetivo agregar reflexões significativas para a compreensão da importância das adaptações para a formação de leitores e entender de que maneira a indústria editorial as utiliza para perpetuar suas edições, produtos em geral massificados, garantindo a reprodução de clássicos literários por várias gerações. Para isso, busca-se entender as relações estabelecidas entre texto e imagem em diferentes edições de adaptações de clássicos infantojuvenis de obras canônicas da literatura ocidental para se compreender as principais características que compõem edições destinadas a crianças e jovens, também sob as perspectivas de formato, ilustrações, capa e projeto gráfico-editorial, elementos decisivos no processo de leitura por serem elementos facilitadores desta. Com os apontamentos teóricos de Ana Maria Machado, Eliana Yunes, Mário Feijó, Paulo Freire, Rui de Oliveira e Marcelo Ribeiro é estruturado um estudo da adequação de texto, linguagem e recursos, dos tipos de adaptação e da sua importante contribuição para a formação de leitores.

 

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Biografia do Autor

Gregory Oliveira Neres, Universidade Federal Fluminense

Especialista em Literatura Infantojuvenil (UFF) e bacharel em Comunicação Social - Produção Editorial (UFRJ). Foi coordenador editorial no Grupo Editorial Nacional (GEN), onde coordenou a produção de livros nacionais e estrangeiros da área de Exatas, Humanas, Saúde e Ciências Sociais Aplicadas. Foi analista editorial no Editorial Saúde, também do Grupo GEN, e produtor editorial na Quartet Editora, onde, além da coordenação da produção editorial dos livros da Editora, trabalhou com produção gráfica, marketing e digital. Foi estagiário na Ediouro Publicações, Grupo Lance! e Editora da UERJ, nas áreas de texto, arte, internet, jornalismo e mídias digitais. Foi bolsista de iniciação científica do projeto "A linguagem gráfica do jornalismo impresso: a diagramação como instrumento de significação da informação na imprensa carioca", coordenado pelo Professor Dr. Paulo César Castro, na UFRJ. Cuidou da atualização e da divulgação do blog e da rede social do curso de Produção Editorial da UFRJ. Foi colunista de Produção Editorial e revisor da revista virtual Brifando, que tratava da área de Comunicação Social. Atua também como produtor editorial freelancer, fazendo diagramações, projetos gráficos, revisões, copidesques, cotejos de inglês e de português e batidas de diagramação para editoras, laboratórios de pesquisa e escritórios de design.

Maíra Gonçalves Lacerda, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com bolsa pela CAPES (2018), e mestre em Design pela mesma instituição, com bolsa pelo CNPq (2013). Realizou pesquisa de Pós-doutoramento na PUC-Rio, com bolsa pelo CNPq (2019), que incluiu estágio no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, Portugal. Ganhadora do Prêmio CTCH de Teses da PUC-Rio (2019), teve o trabalho também selecionado para o 32º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (2018). Possui graduação em Desenho Industrial - Comunicação Visual pela PUC-Rio (2008). Professora da Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Atua como formadora em diferentes projetos de formação de leitores realizados pelo Instituto Corresponsabilidade pela Educação, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e pelo Instituto ECOFUTURO. Pesquisadora do Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos (LINC Design), da PUC-Rio. Participa do Grupo de estudos Design na leitura de Sujeitos e Suportes em Interação (DeSSIn) da PUC-Rio, onde supervisiona o eixo temático Design para Educação Multimodal: Design em Parceria/Participativo e Letramento Midiático. Sócia-diretora do Estúdio Versalete (2013-2015), exerceu as funções de diretora de arte e designer gráfica e teve projeto selecionado para a 11ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, na categoria Projeto Gráfico de Livro (Ter ou não ter). Recebeu o 4º Prêmio Mostra PUC-Rio/ Petrobras, na categoria de Teologia e Ciências Humanas com o projeto Animação Especial (2007), além de certificados de mérito acadêmico pela PUC-Rio (2006). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, design da informação, design editorial, design de livros, ilustração, webdesign e animação.

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

Oliveira Neres, G., & Gonçalves Lacerda, M. (2023). Adaptações literárias de clássicos: a importância da relação entre texto e imagem para a formação de leitores. Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 3(1). https://doi.org/10.5902/2763938X70532