Livro sem palavras: o disfarce em Mariana Massarani
DOI:
https://doi.org/10.5902/2763938X68855Palavras-chave:
Artefato Lúdico, Intermidialidade, Livro-ImagemResumo
Reconhecida pelo humor e/ou pela criação de imagens lúdicas e metafóricas, a ilustradora Mariana Massarani dispõe de uma vasta produção de livros para a infância (mais de 200) como autora e ilustradora, no Brasil. Dentre eles, concebeu 4 livros-imagem [ livro sem palavras] sobre os quais se pode afirmar uma potente vocação icônica para “escrever-ilustrando”: Victor e o jacaré (1998), Os três porquinhos (2013), Chapeuzinho Vermelho (2013) e A princesa e o sapo (2013). Para os três últimos títulos, da extinta Ed. Manati, foi lançada a versão digital (com diálogos); já A princesa e o sapo não contou com a versão impressa. Entende-se que o livro-imagem tem como característica fundamental a primazia do texto não verbal. Este artigo pretende investigar a estratégia usada por Mariana Massarani para disfarçar e esconder as palavras. A metodologia fundamenta-se na análise da mídia desenho, escolhida pela autora-ilustradora como elemento constitutivo das quatro narrativas. Ainda, buscou-se referenciar a terminologia ‘livro-imagem’ a partir dos seguintes estudos teóricos sobre o livro ilustrado: Era uma vez uma capa – história ilustrada da literatura infantil (2008), de Alan Powers e Otacílio Nunes e O livro infantil ilustrado – a arte da narrativa visual (2013), de Martin Salisbury e Morag Styles.
Downloads
Referências
ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, Programa de Pós-graduação em Letras, Estudos Literários, 2006.
CASTANHA, Marilda. A linguagem visual no livro sem texto, p. 141-161. In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil. Com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.
CHRISTIN, Anne-Marie. A imagem enformada pela escrita. In: ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, Programa de Pós-graduação em Letras, Estudos Literários, 2006, p. 63-101.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: SESI-SP, 2018.
MACIEIRA, Cássia. O mise en abyme em O espelho, de Machado de Assis. Disponível em: <https://mestrado.uniandrade.br/wp-content/uploads/2019/11/Caderno-de-Resumos_2018.pdf˃. Acesso em: 20 fevereiro 2020.
MASSARANI, Mariana. A princesa e o sapo. Rio de Janeiro: Editora Manati, 2013.
MASSARANI, Mariana. Chapeuzinho vermelho. Rio de Janeiro: Editora Manati, 2013.
MASSARANI, Mariana. Os três porquinhos. Rio de Janeiro: Editora Manati, 2013.
MASSARANI, Mariana. Victor e o jacaré. São Paulo: Studio Nobel,1998.
MORAES, Odilon; HANNING, Rona; PARAGUASSU, Maurício. Traço e prosa: entrevistas com ilustradores de livros infanto-juvenis. São Paulo: Cosac Naify, 2012, p. 194.
NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro Ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil. Com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.
POWERS, Alan. Era uma vez uma capa. História ilustrada da literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
SALISBURY, Martin; STYLES, Morag. Livro Infantil Ilustrado. A arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013.
STYLES, Morag et al. Voices off: texts, contexts and readers. Continuum Intl Pub Group: Cassel, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gutenberg - Revista de Produção Editorial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.