A construção do atlas municipal de Cambira/PR: para o ensino e a aprendizagem geográfica do lugar
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649948747Resumo
Um Atlas Municipal Escolar constitui-se em um material didático elaborado sob a concepção de um objeto de ensino que possibilita atingir uma melhor compreensão crítica e reflexiva acerca da realidade local. No entanto, projetos que desenvolvem materiais como este, em linguagem e divisão geográfica local, são escassos no cenário nacional. Baseado nessas premissas, o presente trabalho busca ampliar o conhecimento sobre Atlas municipal e divulgar as técnicas produção de materiais escolares adequados a escala local, assim como apresentar a forma pela qual foi desenvolvido o Atlas municipal de Cambira. O projeto desenvolveu-se a partir do Programa Universidade Sem Fronteiras da SETI, baseado em outros trabalhos desenvolvidos no Brasil: como em Limeira -SP, Rio Claro-SP, Itamandiba-MG, São Leopoldo - RS e Maringá - PR. Para o desenvolvimento e construção do Atlas, a base de dados foi retirada de órgãos de fomento do Estado como: (IPARDES, IBGE, ITCG, IAPAR). O município de Cambira, contemplado com o projeto, localiza-se na região centro-norte do Paraná, área metropolitana de Maringá, dentro do eixo intermunicipal Jandaia do Sul/Apucarana. Os resultados foram apresentados com a publicação deste material e a utilização do mesmo pelos alunos da rede municipal de ensino e pela população. Os conteúdos abrangidos no Atlas foram divididos em pranchas, cada qual com assuntos relacionados ao município de Cambira, contendo fotos, gráficos, desenhos e mapas. Além do Atlas, a equipe do projeto ainda desenvolveu outras atividades, tais como: oficinas com os professores; entrevista com moradores; trabalhos de campo e reconhecimento geográfico; registro fotográfico, concurso “Desenhando Cambira”, e divulgação do projeto por meio de publicações e premiações.Downloads
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