A onda de frio de junho de 2012 no Rio Grande do Sul: gênese, duração e temperaturas mínimas registradas
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649947835Resumo
A onda de frio é um fenômeno meteorológico de ocorrência irregular no Estado do Rio Grande do Sul e está diretamente associada aos fluxos de ar polares, sobretudo à atuação e domínio atmosférico da Massa Polar Continental. Durante o desenvolvimento do fenômeno geralmente o centro de alta pressão (Anticiclone Polar Atlântico) encontra-se posicionado no interior do continente Sul-americano em território Argentino e seus valores são superiores à 1030 hPa. Sabendo da ocorrência de ondas de frio no Rio Grande do Sul, este trabalho teve por objetivo estudar a gênese, duração e as temperaturas mínimas registradas durante a onda de frio ocorrida no Estado entre os dias 06 e 10 de junho de 2012. Destaca-se que a onda de frio de junho de 2012 foi uma das mais fortes dos últimos dez anos, gerando forte anomalia negativa de temperatura no Rio Grande do Sul e grande parte do Cone Sul Sul-americano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.