O estudo do lugar por meio da literatura de cordel: uma metodologia de aprendizado sobre a história e a evolução da paisagem da cidade de Jequié-BA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499453323Palabras clave:
Estudo do Lugar, Jequié, Literatura de cordel, Práticas PedagógicasResumen
A literatura de cordel é uma expressão cultural cuja inserção no território brasileiro remonta ao século XVIII com a colonização portuguesa. Esse tipo de expressão popular é escrito por um cordelista, e as produções temem sua estrutura uma forma de poesia rimada e metrificada, para ser impressa, afim de que seja recitada em um ato de leitura compartilhada. Visto isso, este trabalho propõe um roteiro de campo multidisciplinar que utiliza a literatura de cordel do autor Val Rodrigues (2019) como metodologia de aprendizado sobre a história da cidade de Jequié-BA, sendo direcionada para os estudantes do ensino fundamental. Objetiva-se, do ponto de vista da docência, melhorar a capacitação em práticas pedagógicas para orientar de forma mais didática o aprendizado sobre a história da cidade em termos históricos e geográficos, assim como perceber a paisagem e a sua evolução afim de se contextualizar as transformações ocorridas ao longo dos anos em Jequié. Neste contexto, visamos orientar os discentes na construção de um sentimento de pertencimento pelo lugar, ampliando sua visão de mundo e inspirando-os a se tornarem cidadãos atuantes na realidade em que vivem.
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