PROGRAMA DE INTRODUÇÃO À LINGUAGEM CARTOGRÁFICA TÁTIL: COMO FAZER A LEITURA DE UM MAPA TÁTIL?

Autores

  • Fabiana Giehl
  • Juliane Aparecida de Paula Perez Campos UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499420958

Resumo

RESUMO: A presente pesquisa objetiva avaliar a eficácia de um Programa de Introdução à Linguagem Cartográfica Tátil para um aluno com cegueira em idade pré-escolar, por meio da adaptação e aplicação deste programa. Trata-se de uma pesquisa descritiva com um enfoque qualitativo, delineada por Estudo de Caso. Para a coleta de dados, utilizaram-se os seguintes instrumentos: avaliação pedagógica, diário de campo e o Programa de Introdução à Linguagem cartográfica tátil. Os dados foram submetidos à análise categorial temática. A aplicação do programa indicou que o participante da pesquisa demanda recursos e estratégias diferenciadas para a realização das atividades propostas; que para a introdução da linguagem cartográfica foram necessários processos pedagógicos lúdicos e, que com materiais pedagógicos táteis de baixo custo de fácil manuseio é possível aprimorar os materiais que fazem parte do programa adaptando-o para alunos com distintas idades.

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Biografia do Autor

Fabiana Giehl

Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos

Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, UFSCAR

Professor adjunto, nível IV, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

Giehl, F., & Campos, J. A. de P. P. (2016). PROGRAMA DE INTRODUÇÃO À LINGUAGEM CARTOGRÁFICA TÁTIL: COMO FAZER A LEITURA DE UM MAPA TÁTIL?. Geografia Ensino & Pesquisa, 20(3), 140–148. https://doi.org/10.5902/2236499420958

Edição

Seção

Geoinformação e Sensoriamento Remoto em Geografia