A QUESTÃO DA ESCALA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Autores

  • Francisco Jablinski Castelhano Universidade Federal do Paraná
  • Wilson Flavio Feltrim Roseghini Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499416399

Resumo

Este artigo trabalha com o conceito de escala no ensino de geografia em particular na área de climatologia. Se aproveitando de conceitos propostos por Piaget (1996), Carvalho (2006) e Tuan (1975) os autores visam identificar qual a escala adequada para se tratar os fenômenos climatológicos dentro de sala de aula, analisando livros didáticos para entender como os mesmos abordam esta ciência. Após tal discussão teórica, foi realizado um levantamento com uma amostra de professores dos ensinos fundamental e médio de Curitiba e Região Metro-politana a fim de se entender como de fato se da o ensino de climatologia em sala de aula, e também a relação de dependência entre o professor e o livro didático, visto que a abordagem do segundo se mostrou muito generalista. Ao fim da pesquisa, observou-se que a escolha da escala de estudo, na grande maioria dos casos é pessoal do professor, tendo em vista que den-tre os entrevistados, somente 6,38% alegaram não ter liberdade para tratar de assuntos fora do livro e outros 6,38% não ter liberdade para se aprofundar em assuntos do livro.

 

Palavras-chave: ensino de Geografia, climatologia, escala

 

DOI: 10.5902/2236499416399

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Biografia do Autor

Francisco Jablinski Castelhano, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Geografia pela UFPR (2014), mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR, realiza pesquisas com climatologia desde 2010 sob orientação dos professores Roseghini e Mendonça

Wilson Flavio Feltrim Roseghini, Universidade Federal do Paraná

Professor Doutor da área de Climatologia do Departamento de Geografia da UFPR

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Publicado

2016-05-24

Como Citar

Castelhano, F. J., & Roseghini, W. F. F. (2016). A QUESTÃO DA ESCALA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. Geografia Ensino & Pesquisa, 20(1), 39–50. https://doi.org/10.5902/2236499416399