REFLEXÕES SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS CONCEITOS DE RURAL E URBANO EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649948590Abstract
Este artigo traz algumas reflexões sobre a transposição didática dos conceitos de campo e cidade, rural e urbano, em três livros didáticos de Geografia adotados nos anos de 2010 e 2011 pelas escolas públicas municipais de Ouro Preto, Minas Gerais. Os livros foram avaliados a partir da abordagem de Chevallard (1991) sobre a transposição didática e das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Geografia. Notou-se, nos livros, a afinidade com a abordagem do rural e do urbano como categorias socioespaciais articuladas com as variáveis propriedade, natureza e trabalho, conforme recomendam os PCNs, e, além disso, a preponderância do rural e do urbano ora como opostos, ora sob a perspectiva das teorias da urbanização.
Palavras-chave: campo, cidade, rural, urbano, geografia, transposição didática.
DOI:10.5902/223649948590
Downloads
References
ABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. São Paulo: EDUSP, 2007.
ABRAMOVAY, Ricardo. O futuro das regiões rurais. 2ª ed. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009.
BARROS, Afonso de. La sociologie rurale face à la problématique de l’espace. Dossier: Sociologie rurale, sociologie du rurale? Recherches Sociologiques, v. XX, n. 3, p. 277-285, 1989.
BIAZZO, Pedro Paulo. Campo e rural, cidade e urbano: distinções necessárias para uma perspectiva crítica em geografia agrária. 4º ENCONTRO NACIONAL DE GRUPOS DE PESQUISA. São Paulo: 2008. p. 132-150.
BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
BOLIGIAN, Levon; ALMEIDA, Rosângela Doin de. A transposição didática do conceito de território no ensino de geografia. In: GERARDI, Lúcia Helena de Oliveira (Org.). Ambientes: estudos de Geografia. Rio Claro: Programa de Pós-Graduação em Geografia; Associação de Geografia Teorética, 2003. p. 235-248.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARNEIRO, Maria José. Ruralidade: novas identidades em construção. Estudos Sociedade e Agricultura, n. 11, out., 1998. p. 53-75.
CARNEIRO, Maria José. Ruralidades contemporâneas: modos de viver e pensar o rural na sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Mauad X/FAPERJ, 2012.
CARVALHO, Marcos Bernardino de; PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo. 7º Ano. São Paulo: FTD, 2009.
CHEVALLARD, Yves. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: Ed. La Pensée Sauvage, 1991.
CHOPPIN, Allain. Manuels scolaires, États et Sociétés (XIXeme-XXeine siècles). Histoire de l’éducation. Paris: INRP, n.58, mai., 1993. p. 19.
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. (Ed.) Projeto Araribá: Geografia. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2007. (Obra coletiva concebida e produzida pela Editora Moderna).
ENDLICH, Ângela Maria. Perspectivas sobre o urbano e o rural. In: SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão; WHITACKER, Arthur Magon. (Orgs.). Cidade e campo: relações e contradições entre urbano e rural. 2ª ed. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2010. p. 11-31.
JEAN, Bruno. La question rurale: la ruralité et sa sociologie. Dossier: Sociologie rurale, sociologie du rurale?. Recherches Sociologiques, v. XX, n. 3, p. 287-309, 1989.
KAYSER, Bernard. La renaissance rurale: sociologie des campagnes du monde occidental. Paris: Armand Colin,1990.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.
LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
RAMBAUD, Placide. Société rurale et urbanisation. 2a ed. Paris: Éditions du Seuil, 1973.
REDFIELD, Robert. O mundo primitivo e suas transformações. Rio de Janeiro: USAID, 1964.
SAMPAIO, Francisco Coelho. Brasil: o despontar de uma grande potência. 6ª série. 2ª ed. Curitiba: Positivo, 2005.
SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1994.
SARACENI, Elena. O conceito de ruralidade: problemas de definição em escala europeia. PROGRAMA DE SEMINÁRIOS INEA SOBRE DESENVOLVIMENTO NAS ÁREAS RURAIS: MÉTODOS DE ANÁLISE E POLÍTICAS DE INTERVENÇÃO. Roma: 1996.
SILVA, José Graziano da. O novo rural brasileiro. Nova Economia, v. 1, n. 7, mai., 1997. p. 43-81.
SOBARZO, Oscar. O urbano e o rural em Henri Lefebvre. In: SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão; WHITACKER, Arthur Magon. (Orgs.). Cidade e campo: relações e contradições entre urbano e rural. 2ª ed. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2010. p. 53-64.
SOROKIN, Pitirim; ZIMMERMAN, Carlo; GALPIN, Charles. Diferenças fundamentais entre o mundo rural o e o urbano. In: MARTINS, José de Souza. Introdução Crítica à Sociologia Rural. 2ª ed. São Paulo: Editora HUCITEC, 1986. p. 198-224.
VEIGA, José Eli. Cidades Imaginárias: o Brasil é menos urbano do que se calcula. 2a ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
VEIGA, José Eli da. A atualidade da contradição urbano-rural. Análise territorial da Bahia rural, v. 01, p. 01-22, 2004a.
VEIGA, José Eli da. Destinos da ruralidade no processo de globalização. Estudos Avançados, n. 18, v. 51, p. 51-67, 2004b.
VEIGA, José Eli da. Nascimento de outra ruralidade. Estudos Avançados, n. 20, v. 57, p. 333-353, 2006.
WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. A ruralidade no Brasil moderno: por um pacto social pelo desenvolvimento rural. In: GIARRACA, Norma (Org.) ¿Una nueva ruralidad en América Latina? Buenos Aires: CLACSO, 2001. p. 31-44.
WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. O mundo rural como um espaço de vida: reflexões sobre a propriedade da terra, agricultura familiar e ruralidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.