Natureza, Território, Civilização e Modernidade e a construção da nação nos livros didáticos de geografia da Primeira República

Authors

  • Naiemer Ribeiro de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499417755

Abstract

Esse artigo analisa a presença de uma ideologia nacional e a compreensão de como se formou e se criou uma ideia e imagem de Brasil nos livros didáticos de geografia do ensino secundário na Primeira República (1889-1930), período decisivo à afirmação e definição da nacionalidade brasileira no qual a unicidade e a centralização do território eram valores imprescindíveis. O cabedal teórico-metodológico mobilizado para a compreensão do espaço e da realidade vivida à época e registrada nos livros didáticos de geografia se apoiou na análise histórica do período, da geografia escolar e do pensamento geográfico. Desta conjunção foram extraídas as categorias de análise: Natureza e Território; e Civilização e Modernidade.

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Author Biography

Naiemer Ribeiro de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Geografia no Instituto de Geociências da UFMG (2012). Especialista em História e Culturas Políticas pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (2007). Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Suas pesquisas se relacionam com a História da Geografia e da Geografia Escolar no Brasil. Foi professora de Geografia na rede pública de ensino, estadual e municipal, por 6 anos, atuando nos níveis médio e fundamental da Educação Básica. Desde 2011 é Técnica em Assuntos Educacionais e trabalha na Diretoria de Divulgação Científica da Pró Reitoria de Extensão da UFMG, atuando em projetos como a UFMG Jovem; a Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais; o Projeto Barômetro: ciência, café e debate; a exposição "Madame Curie em Minas Gerias"; entre outros.

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Published

2016-09-14

How to Cite

Carvalho, N. R. de. (2016). Natureza, Território, Civilização e Modernidade e a construção da nação nos livros didáticos de geografia da Primeira República. Geografia Ensino & Pesquisa, 20(2), 78–94. https://doi.org/10.5902/2236499417755