A GEOLOGIA/GEOMORFOLOGIA COSTEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONTEXTUALIZADA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499414214Abstract
Os livros didáticos continuam a ser a principal referência na sala de aula para alunos e professores das escolas públicas e privadas do país, embora muitas vezes utilizado de forma variada: em alguns momentos estimula a reflexão sobre o espaço geográfico e em outros trabalha com a Geografia de modo tradicional e não reflexivo. O litoral brasileiro possui uma extensão de aproximadamente 8.500 km, ao longo da qual ocorrem unidades fisiográficas variadas, sendo que a maior parte da população urbana reside nas cidades concentradas ao longo do litoral. Neste contexto a geologia/geomorfologia da zona costeira é apresentada de forma diferenciada nos manuais didáticos de Geografias, onde a abordagem das definições das formas que compõem a fisionomia dessa paisagem varia de coleção para coleção, de autor para autor. O objetivo deste trabalho é analisar como a geologia/geomorfologia costeira é abordada nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio, bem como refletir a prática pedagógica docente no que concerne ao ensino de uma geografia contextualizada. A metodologia utilizada baseou-se em revisão bibliográfica e análise comparativa de livros didáticos, onde foi avaliado utilizando os seguintes critérios:a) análise do perfil do autor ou autores; b) adequação dos textos e da linguagem ao público ao qual se destina; c) qualidade das imagens, representações gráficas e cartográficas; d) coerência da proposta teórico-metológica; e) abordagem conceitual; f) as fontes bibliográficas. Os resultados preliminares demonstram que alguns manuais didáticos conservam uma visão restrita sobre essa temática, e quase sempre associada às questões ambientais, porém já dispomos de livros didáticos que apresentam uma análise geológico-geomorfológica das regiões costeiras abordando conceitos e definições de feições dessa paisagem, aproximando o docente e o aluno ao conhecimento desses ambientes. Faz se necessário ainda (re) pensarmos às práticas de ensino e a produção de material didático no tocante a produção de uma geografia contextualizada.
Palavras-chave: Zona Costeira, livros didáticos, prática pedagógica
DOI: 10.5902/2236499414214
Downloads
References
ALBUQUERQUE, M. A. M. de. Livros didáticos e Currículos de Geografia Pesquisas e Usos: uma história a ser contada. In: TONINI, Ivaine Maria et. al. O Ensino da Geografia e suas Composições Curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011.
BRASIL. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2012: Geografia. Brasília: Ministério da Educação, Secretária da Educação Básica, 2011.
CARVALHO, V. C. de; RIZZO, H. G. A zona costeira brasileira: subsídios para uma avaliação ambiental. – Brasília: MMA, 1994.
CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. 2 ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1980.
ELORZA, M. G. Geomorfologia. Madri (ES): Pearson Educacíon S.A, 2008.
FURLAN, S. Â. Natureza e Ambiente no Ensino de Geografia. In: CAVALCANTI, L. de S.; BUENO, M. A.; SOUZA, V. C. (org.). Produção do conhecimento e Pesquisa no Ensino de Geografia. Goiânia: Ed. Da PUC Goiás, 2011.
GONÇALVES, P. W. A Luz Invisível: Elo da Doutrina Natural e Espiritual de James Hutton. In: VITTE, A. C. (org.). Contribuições à História e à Epistemologia da Geografia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Atlas geográfico das zonas costeiras e oceânicas do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.
JUAÇABA FILHO, G. G.; CAMILLO, J. de S. O uso racional do mar. In: SERAFIM, C. F. S.; CHAVES, P. de T. (org.). Geografia: ensino fundamental e ensino médio: o mar no espaço geográfico brasileiro. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2005.
LEINZ, V.; AMARAL, S. E. Geologia Geral. São Paulo: Nacional, 1998.
MADUREIA, M. S. P.; TAGLIANI, P. R. A. Educação ambiental não-formal em unidades de conservação federais na zona costeira brasileira: uma análise crítica. Brasília: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, 1997.
MALYSZ, S. T. Estudo do Meio. In: PASSINI, E. Y. Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
MARQUES, J. S. Ciência Geomorfológica. In: GUERRA, A. José T.; GUERRA, S. B. da. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 11ª ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
MENDONZA, J.G.; Jiménez, J.M.; Cantero, N.O. El pensamiento geografico. Madrid:Alianza Editorial S.A., 1982.
MUEHE, D. Geomorfologia Costeira. In: GUERRA, A. J. T.; GUERRA, S. B. da. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 11ª ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
OLIVEIRA, M.R.L. de; NICOLODI, J. L. A Gestão Costeira no Brasil e os dez anos do Projeto Orla. Uma análise sob a ótica do poder público. Revista Gestão Costeira Integrada, 12 (1): p.91-100, 2012. Disponível em: http://www.aprh.pt/rgci/pdf/rgci-308_Oliveira.pdf. Acesso em: 02 de abril de 2014.
POLETTE, M. A. Zona Costeira em Crise: opções de gestão integrada e participativa. Disponível em: http://nmd.ufsc.br/files/2011/05/1a_zona_costeira_em_crise_1_polette.pdf. Acesso em: 02 de abril de 2014.
PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Editora Cortez, 2007.
ROSS, J. Geomorfologia e Planejamento Ambiental. São Paulo: Contexto, 1997.
SOUZA, C. R. de G. Praias arenosas oceânicas do estado de São Paulo (Brasil): síntese dos conhecimentos sobre morfodinâmica, sedimentologia, transporte costeiros e erosão costeira. Revista do Departamento de Geografia – USP, Volume Especial 30 anos, p.307-371, 2012.
TARBUCK, E. J.; LUTGENS, F. K. Ciencias de la Tierra – uma introducción a la Geología Física, 8ª ed. Madrid: Pearson Educación S.A, 2005.
TEIXEIRA, W. et. al. Decifrando a Terra. 2ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.
TONINI, I. M. Livro Didático: Textualidades em rede? In: TONINI, I. M. et. al. O Ensino da Geografia e suas Composições Curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.