O conhecimento do conteúdo relevo: contribuições metodológicas

Autores

  • Valeria de Oliveira Roque Ascenção Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649948744

Resumo

De modo geral, avalia-se que discussões metodológicas em trabalhos no campo da Geografia são ainda tímidas. Não raras vezes, os artigos e relatórios geográficos, qualitativos e quantitativos, apresentam a metodologia de forma parcial, sem explicitar bases teóricas, dilemas, dúvidas e o identificar de possibilidades que levaram a que se optasse por esse ou aquele caminho. Considera-se que tal abordagem possa restringir a compreensão dos registros de uma pesquisa e o reconhecimento/ validação científica por pares em outros campos. Este trabalho objetiva apresentar ações dedicadas à investigação dos conhecimentos da matéria relevo, mobilizadas por professores de Geografia para construção de práticas pedagógicas na Educação Básica. Espera-se contribuir à compreensão da metodologia como decorrente do diálogo entre esses aspectos e as questões que se busca responder em uma investigação. Palavras chave: metodologia; conhecimento docente; conhecimento do conteúdo.

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Biografia do Autor

Valeria de Oliveira Roque Ascenção, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta Departamento de Geografia Instituto de Geociência da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2013-02-06

Como Citar

Ascenção, V. de O. R. (2013). O conhecimento do conteúdo relevo: contribuições metodológicas. Geografia Ensino & Pesquisa, 17(1), 119–132. https://doi.org/10.5902/223649948744