A cartografia escolar e o desenvolvimento da habilidade espacial

Autores

  • Ricardo Vicente Ferreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649948740

Resumo

A representação visual do espaço geográfico é, por excelência, o mapa. Como linguagem, sua utilização requer mais do que o aprendizado dos signos e do como dispor os objetos em uma carta, mas de um aprendizado desenvolvido no âmbito da habilidade espacial. O presente texto tem como propósito refletir sobre o desenvolvimento desta habilidade para o aprendizado da Geografia, e se orienta para os conhecimentos cartográficos dos professores em suas capacidades para visualizar as extensões, fluxos e intensidades dos distintos fenômenos e fatos geográficos. Pretende-se colaborar para um melhor encaminhamento dos estudos de Geografia no ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Vicente Ferreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Referências

ALMEIDA, Rosângela Doin. Do desenho ao mapa: Iniciação cartográfca na escola. São Paulo, 2001.

ALMEIDA, Rosângela Doin; PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfco: ensino e representação” São Paulo: Contexto, 1988, 90p.

CARROLL, John B. Human cognitive abilities: a survey of factoranalytic studies. New York: Cambridge University Press, 1993, 819p.

GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.

La BLACHE, Paul Vidal. O ensino de Geografia na escola: o que é, e o que deveria ser. In: RESENDE, E. C.M.; FERREIRA, R. V. A Geografa fora da sala de aula. São Paulo: Necrópolis,

p. 12-22, 2008.

MASSEY, Doreen. Pelo Espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

PARK, Gregory, LUBINSKI, David, BENBOW, Camila. Recognizing spatial intelligence. In: Scientifc American, novembro, 2, 2010. Disponível em: <http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=recognizing- spatial-intel>. Acesso em 12 de fevereiro de 2011.

SANTOS, Clézio. Cartografia temática no ensino médio: do tema à representação gráfica. Boletim de Geografa, v. 19, n. 2, p. 19-28, 2001.

SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio”. In: CARLOS, A. F. A. (Org). A Geografa em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.

SOUZA, Jose Gilberto de; KATUTA, Ângela Massumi. Geografa e conhecimentos cartográfcos. São Paulo: Ed. Unesp 2001. 162 p.

THRALLS, Zoe. O ensino da Geografa. Porto Alegre: Globo, 1965.

TUAN, Yi-Fu. Topoflia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.

Downloads

Publicado

2013-02-06

Como Citar

Ferreira, R. V. (2013). A cartografia escolar e o desenvolvimento da habilidade espacial. Geografia Ensino & Pesquisa, 17(1), 71–80. https://doi.org/10.5902/223649948740

Edição

Seção

Geoinformação e Sensoriamento Remoto em Geografia