A cartografia escolar e o desenvolvimento da habilidade espacial
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649948740Resumo
A representação visual do espaço geográfico é, por excelência, o mapa. Como linguagem, sua utilização requer mais do que o aprendizado dos signos e do como dispor os objetos em uma carta, mas de um aprendizado desenvolvido no âmbito da habilidade espacial. O presente texto tem como propósito refletir sobre o desenvolvimento desta habilidade para o aprendizado da Geografia, e se orienta para os conhecimentos cartográficos dos professores em suas capacidades para visualizar as extensões, fluxos e intensidades dos distintos fenômenos e fatos geográficos. Pretende-se colaborar para um melhor encaminhamento dos estudos de Geografia no ensino médio.Downloads
Referências
ALMEIDA, Rosângela Doin. Do desenho ao mapa: Iniciação cartográfca na escola. São Paulo, 2001.
ALMEIDA, Rosângela Doin; PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfco: ensino e representação” São Paulo: Contexto, 1988, 90p.
CARROLL, John B. Human cognitive abilities: a survey of factoranalytic studies. New York: Cambridge University Press, 1993, 819p.
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.
La BLACHE, Paul Vidal. O ensino de Geografia na escola: o que é, e o que deveria ser. In: RESENDE, E. C.M.; FERREIRA, R. V. A Geografa fora da sala de aula. São Paulo: Necrópolis,
p. 12-22, 2008.
MASSEY, Doreen. Pelo Espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
PARK, Gregory, LUBINSKI, David, BENBOW, Camila. Recognizing spatial intelligence. In: Scientifc American, novembro, 2, 2010. Disponível em: <http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=recognizing- spatial-intel>. Acesso em 12 de fevereiro de 2011.
SANTOS, Clézio. Cartografia temática no ensino médio: do tema à representação gráfica. Boletim de Geografa, v. 19, n. 2, p. 19-28, 2001.
SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio”. In: CARLOS, A. F. A. (Org). A Geografa em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.
SOUZA, Jose Gilberto de; KATUTA, Ângela Massumi. Geografa e conhecimentos cartográfcos. São Paulo: Ed. Unesp 2001. 162 p.
THRALLS, Zoe. O ensino da Geografa. Porto Alegre: Globo, 1965.
TUAN, Yi-Fu. Topoflia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.