O Estado da Questão sobre a Mídia Cinemática no ensino em Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499484321

Palavras-chave:

Mídias cinemáticas, Ensino, Geografia, Estado da questão, Aprendizagem

Resumo

Imagens em movimentos estão presentes no dia a dia, trazendo inúmeros símbolos e sugestões carregados de intenções. Eles moldam, em certo ponto, os rumos da sociedade, seja direcionando opiniões ou trazendo conhecimento. Desse modo, as mídias cinemáticas se tornam um ótimo instrumento a ser utilizado por professores em sala de aula como recurso didático, devido aos avanços tecnológicos e à popularização da internet com suas mídias sociais. O presente artigo tem como objetivo analisar o uso das mídias cinemáticas no ensino de geografia, utilizando a metodologia do Estado da Questão, a fim de compreender os limites e as possibilidades das mídias cinemáticas na Educação Básica, contemplando o Art. 26, § 8°, da Lei nº 9394 de 26/12/1996. Relaciona-se com o Trabalho de Conclusão de Curso vinculado a um Laboratório de Pesquisa e Ensino, em um curso de Geografia Licenciatura de uma Universidade Federal, que, através de pesquisa bibliográfica, trouxe a discussão da Mídia Cinemática no ensino em Geografia. Assim, este estudo considera que o uso das mídias cinemáticas auxilia o processo de ensino e aprendizagem, se levado em consideração o prévio conhecimento do professor sobre o tema e a mídia a serem trabalhados e a inserção dos saberes dos alunos nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Neves da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande

Bacharel em Direito (2015) pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Licenciado em Geografia (2023) pela Universidade Federal do Rio Grande. Cabendo ressaltar o conceito máximo atribuído ao curso de Geografia Licenciatura no ENAD e IDD.

 

Elisângela de Felippe Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental/FURG na linha de Pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores; Mestre (2005) em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduada (2001) em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande. 

Referências

ALMEIDA, D. G.; GUIMARÃES, I. V. Sobre os arranjos visuais dos livros didáticos de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 11, n. 21, p. 05-24, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.773. Acesso em: 13 nov. 2022.

ALVES, E. R.; OLIVEIRA, C. D. M. Oficina audiovisual: formação do educador de Geografia em temas simulados. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 9, n. 17, p. 302-319, 2019. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/617. Acesso em: 04 nov. 2022.

ANDRADE, V. P. C.; SANTOS F. K. S.; CARVALHO, J. I. F. As potencialidades e as limitações das diferentes linguagens no processo de ensino em geografia: uma reflexão pedagógica para o uso do cinema. Revista Geografia Ensino e Pesquisa, Santa Maria, v. 23, e24, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2236499431491. Acesso em 18 dez. 2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Lei nº 9394/1996. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 17 dez. 2022.

BUDIN, C. J. Múltiplas linguagens na produção do saber geográfico escolar. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 19, p. 67–90, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.910. Acesso em: 04 nov. 2022.

CARDOSO, P. V.; SANTOS, K. S. Realidade virtual e Geografia: o caso do google cardboard glasses para o ensino. Revista Tamoios, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 137-148, jul./dez. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.12957/tamoios.2015.19925. Acesso em: 04 nov. 2022.

CHIAPETTI, R. J. N.; FREITAS, G. M. Os filmes como instrumento didático-pedagógico para o ensino de Geografia. Revista Geografia, Ensino e Pesquisa, Santa Maria, v. 23, p. e43, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2236499437765. Acesso em: 18 dez. 2022.

DINIZ, F. G. Re) Discutindo pré-noções sobre o conteúdo de África no ensino de Geografia através do uso do cinema na Educação Básica. Revista Tamoios, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 101-110, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.12957/tamoios.2011.1689. Acesso em: 04 nov. 2022.

DINIZ, F. G.; MONTEIRO, G. R. F. F.; VIEIRA, A. A. T.; SANTOS, R. C. Oficina de filmes e relações raciais: materiais para aplicação da Lei Federal n° 10.639/03 no Ensino Básico. Revista Tamoios, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 67-71, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.12957/tamoios.2011.1708. Acesso em: 04 nov. 2022.

FERRAZ, C. B. O.; NUNES, F. G. O horizonte não é linear: paisagem e espaço na Perspectiva Audiovisual Linear de Anton Corbij. Revista Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 8, n. 1, p. 166-180, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/28153. Acesso em: 13 nov. 2022.

FIORAVANTE, K. E. Espaço carcerário, gênero e cinema: as imagens prisionais em Leonera. Revista Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 6, n. 1, p. 218-245, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/18769. Acesso em: 13 nov. 2022.

FIORAVANTE, K. E. Geografia e Cinema: a releitura dos conceitos de espaço, paisagem e lugar a partir das imagens em movimento. Revista Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 272-297, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/43532. Acesso em: 13 nov. 2022.

GODOY, D.; SOARES, P. R. R. Índice de desenvolvimento humano (IDH) em aulas de Geografia: uma análise de vídeos educativos na internet. Revista Geografia, Ensino e Pesquisa, Santa Maria, v. 24, p. e17, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2236499439136. Acesso em: 18 dez. 2022.

HEIMERDINGERH, C.; SCHLOSSERS, M. T. S. Reflexões e concepções sobre as mídias: a possibilidade de análise dos discursos em sala de aula. Revista Tamoios, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 44-60, jul./dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.29625. Acesso em: 04 nov. 2022.

LISBÔA, B. L. C.; LIBÔA, G. L. P.; SILVA, G. R. Possibilidades didáticas no ensino de Geografia para estudantes surdos. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 20, p. 399-410, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.927. Acesso em: 04 nov. 2022.

OLIVEIRA, P. M. O meio técnico científico informacional e o uso do cinema nas aulas de Geografia: provocando situações de aprendizagem. Revista Tamoios, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 41-54, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.12957/tamoios.2014.7460. Acesso em: 04 nov. 2022.

OLIVEIRA JUNIOR, W. M.; GIRARDI, G. O cinema como discurso na linguagem do ensino de Geografia: uma cartografia provisória. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 19, p. 45-66, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.872. Acesso em: 04 nov. 2022.

SILVA, A. F. S. La imagen como conocimiento: una mirada política sobre el sentido del cine como recurso para la comunicación y la educación. Revista Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 07-21, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/35763. Acesso em: 13 nov. 2022.

SILVA, M. C.; QUEIROZ FILHO, A. C. Pensamentos espaciais grafados pelo cinema: sobre território, paisagem e política nas geografias de Árido Movie. Revista Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 6, n. 4, p. 197-215, 2012. Disponível em: Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/17963. Acesso em: 13 nov. 2022.

SILVEIRA, C. S.; NOBREGA-THERRIEN, S. M. Estudos sobre pesquisa e formação de professores da Educação Básica: a elaboração do Estado da Questão. Revista Educação em Questão, Natal, v. 4, n. 27, p. 219-243, jul./dez. 2011.

VARGAS, M. A. M. O contexto social e a construção da identidade no sertão nordestino/Brasil – releituras do filme Narradores de Javé. Revista Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 15, n. 3, p. 162-173, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/70561. Acesso em: 18 dez. 2022.

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

Rocha, P. N. da, & Rodrigues, E. de F. (2024). O Estado da Questão sobre a Mídia Cinemática no ensino em Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 28, e84321. https://doi.org/10.5902/2236499484321

Edição

Seção

Ensino e Geografia