O Estado da Questão sobre a Mídia Cinemática no ensino em Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499484321Palavras-chave:
Mídias cinemáticas, Ensino, Geografia, Estado da questão, AprendizagemResumo
Imagens em movimentos estão presentes no dia a dia, trazendo inúmeros símbolos e sugestões carregados de intenções. Eles moldam, em certo ponto, os rumos da sociedade, seja direcionando opiniões ou trazendo conhecimento. Desse modo, as mídias cinemáticas se tornam um ótimo instrumento a ser utilizado por professores em sala de aula como recurso didático, devido aos avanços tecnológicos e à popularização da internet com suas mídias sociais. O presente artigo tem como objetivo analisar o uso das mídias cinemáticas no ensino de geografia, utilizando a metodologia do Estado da Questão, a fim de compreender os limites e as possibilidades das mídias cinemáticas na Educação Básica, contemplando o Art. 26, § 8°, da Lei nº 9394 de 26/12/1996. Relaciona-se com o Trabalho de Conclusão de Curso vinculado a um Laboratório de Pesquisa e Ensino, em um curso de Geografia Licenciatura de uma Universidade Federal, que, através de pesquisa bibliográfica, trouxe a discussão da Mídia Cinemática no ensino em Geografia. Assim, este estudo considera que o uso das mídias cinemáticas auxilia o processo de ensino e aprendizagem, se levado em consideração o prévio conhecimento do professor sobre o tema e a mídia a serem trabalhados e a inserção dos saberes dos alunos nesse processo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, D. G.; GUIMARÃES, I. V. Sobre os arranjos visuais dos livros didáticos de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 11, n. 21, p. 05-24, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.773. Acesso em: 13 nov. 2022.
ALVES, E. R.; OLIVEIRA, C. D. M. Oficina audiovisual: formação do educador de Geografia em temas simulados. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 9, n. 17, p. 302-319, 2019. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/617. Acesso em: 04 nov. 2022.
ANDRADE, V. P. C.; SANTOS F. K. S.; CARVALHO, J. I. F. As potencialidades e as limitações das diferentes linguagens no processo de ensino em geografia: uma reflexão pedagógica para o uso do cinema. Revista Geografia Ensino e Pesquisa, Santa Maria, v. 23, e24, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2236499431491. Acesso em 18 dez. 2022.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Lei nº 9394/1996. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 17 dez. 2022.
BUDIN, C. J. Múltiplas linguagens na produção do saber geográfico escolar. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 19, p. 67–90, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.910. Acesso em: 04 nov. 2022.
CARDOSO, P. V.; SANTOS, K. S. Realidade virtual e Geografia: o caso do google cardboard glasses para o ensino. Revista Tamoios, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 137-148, jul./dez. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.12957/tamoios.2015.19925. Acesso em: 04 nov. 2022.
CHIAPETTI, R. J. N.; FREITAS, G. M. Os filmes como instrumento didático-pedagógico para o ensino de Geografia. Revista Geografia, Ensino e Pesquisa, Santa Maria, v. 23, p. e43, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2236499437765. Acesso em: 18 dez. 2022.
DINIZ, F. G. Re) Discutindo pré-noções sobre o conteúdo de África no ensino de Geografia através do uso do cinema na Educação Básica. Revista Tamoios, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 101-110, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.12957/tamoios.2011.1689. Acesso em: 04 nov. 2022.
DINIZ, F. G.; MONTEIRO, G. R. F. F.; VIEIRA, A. A. T.; SANTOS, R. C. Oficina de filmes e relações raciais: materiais para aplicação da Lei Federal n° 10.639/03 no Ensino Básico. Revista Tamoios, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 67-71, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.12957/tamoios.2011.1708. Acesso em: 04 nov. 2022.
FERRAZ, C. B. O.; NUNES, F. G. O horizonte não é linear: paisagem e espaço na Perspectiva Audiovisual Linear de Anton Corbij. Revista Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 8, n. 1, p. 166-180, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/28153. Acesso em: 13 nov. 2022.
FIORAVANTE, K. E. Espaço carcerário, gênero e cinema: as imagens prisionais em Leonera. Revista Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 6, n. 1, p. 218-245, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/18769. Acesso em: 13 nov. 2022.
FIORAVANTE, K. E. Geografia e Cinema: a releitura dos conceitos de espaço, paisagem e lugar a partir das imagens em movimento. Revista Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 272-297, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/43532. Acesso em: 13 nov. 2022.
GODOY, D.; SOARES, P. R. R. Índice de desenvolvimento humano (IDH) em aulas de Geografia: uma análise de vídeos educativos na internet. Revista Geografia, Ensino e Pesquisa, Santa Maria, v. 24, p. e17, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2236499439136. Acesso em: 18 dez. 2022.
HEIMERDINGERH, C.; SCHLOSSERS, M. T. S. Reflexões e concepções sobre as mídias: a possibilidade de análise dos discursos em sala de aula. Revista Tamoios, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 44-60, jul./dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.29625. Acesso em: 04 nov. 2022.
LISBÔA, B. L. C.; LIBÔA, G. L. P.; SILVA, G. R. Possibilidades didáticas no ensino de Geografia para estudantes surdos. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 20, p. 399-410, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.927. Acesso em: 04 nov. 2022.
OLIVEIRA, P. M. O meio técnico científico informacional e o uso do cinema nas aulas de Geografia: provocando situações de aprendizagem. Revista Tamoios, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 41-54, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.12957/tamoios.2014.7460. Acesso em: 04 nov. 2022.
OLIVEIRA JUNIOR, W. M.; GIRARDI, G. O cinema como discurso na linguagem do ensino de Geografia: uma cartografia provisória. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 19, p. 45-66, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.872. Acesso em: 04 nov. 2022.
SILVA, A. F. S. La imagen como conocimiento: una mirada política sobre el sentido del cine como recurso para la comunicación y la educación. Revista Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 07-21, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/35763. Acesso em: 13 nov. 2022.
SILVA, M. C.; QUEIROZ FILHO, A. C. Pensamentos espaciais grafados pelo cinema: sobre território, paisagem e política nas geografias de Árido Movie. Revista Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 6, n. 4, p. 197-215, 2012. Disponível em: Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/17963. Acesso em: 13 nov. 2022.
SILVEIRA, C. S.; NOBREGA-THERRIEN, S. M. Estudos sobre pesquisa e formação de professores da Educação Básica: a elaboração do Estado da Questão. Revista Educação em Questão, Natal, v. 4, n. 27, p. 219-243, jul./dez. 2011.
VARGAS, M. A. M. O contexto social e a construção da identidade no sertão nordestino/Brasil – releituras do filme Narradores de Javé. Revista Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 15, n. 3, p. 162-173, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/70561. Acesso em: 18 dez. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.